As Melhores Águas da Bahia
A costa brasileira é perfeita para a pesca, seja ela profissional ou esportiva. Isso porque a enorme extensão litorânea traz muitas regiões interessantes para fisgar as mais variadas espécies de peixes e frutos do mar. Cada lugar tem as suas qualidades e vantagens, mas uma coisa é certa: um pescador que se preze precisa conhecer os mares do Nordeste. Quer motivo maior senão os grandes mercados pesqueiros e as águas frequentadas por formidáveis cardumes?
Um dos estados que mais se destacam na atividade é a Bahia. Só para ter uma noção, o estado possui um catálogo de aproximadamente 600 tipos de peixes. A pesca oceânica na região é favorecida pela presença do banco Royal Charlotte nas encostas litorâneas. Trata-se de uma extensão da plataforma continental que altera as correntes do mar e a temperatura das águas, favorecendo a manifestação de uma fauna bem diversificada.
Esse é definitivamente o paraíso dos pescadores, principalmente se levarmos em conta a presença do marlim azul. O peixe é um objeto de desejo da maioria que curte uma pesca em alto mar e é responsável por grandes histórias de pescador. Mas não para por aí! É possível encontrar até baleias-jubarte nadando calmamente nas águas do Royal Charlotte.
A rota para o paraíso da pesca
Então você já sabe que o Royal Charlotte é a melhor região pesqueira da Bahia, mas deve estar se perguntando como chegar lá, certo? O acesso é facilitado por algumas cidades, das quais se destacam Canavieiras e Santa Cruz Cabrália. Com a pesca como atração principal, elas ficam cheias de turistas durante o ano inteiro. Mesmo com bastante movimento, é difícil ir à caça e ficar de mãos abanando.
A cidade de Canavieiras fica localizada na Ilha de Atalaia, ao sul de Ilhéus. Ela possui não só as águas do mar para proporcionar uma boa pesca, mas também dois rios. São eles o rio Pardo e o rio Patipe. O encontro deles nas águas marítimas é um cenário perfeito para a presença de diferentes tipos de peixe. Próximo ao litoral da cidade, algumas espécies facilmente localizadas são o olho de boi, a barracuda e o atum.
Já Santa Cruz Cabrália fica há 30 km de distância de Porto Seguro. O grande chamariz da região é a pesca da lagosta, animal muito comum nos cardápios de restaurantes da cidade. No final de 2016, a Vila de Santo André – distrito da cidade – iniciou o 1º Festival da Lagosta, precedendo a época de suspensão da pesca do animal para procriação. É bem provável que o evento se torne mais uma tradição em Santa Cruz Cabrália.
Se lagosta não é exatamente a sua praia, é importante destacar que a cidade também apresenta outro evento marítimo. Na mesma época, começou a 6ª Temporada de Pesca Oceânica do Marlim Azul. Por ficar na rota do banco Royal Charlotte, é possível participar de competições esporádicas de pesca esportiva nas águas da região. A temporada do marlim azul é mais forte durante o verão, quando as águas estão mais claras.