Guia Pescaria: Matrinxã
O Brasil é um país maravilhoso, riqueza de biodiversidade sem igual no mundo!
Opá! Avistei o local perfeito para eu pescar uma matrinxã.
Pescazila e você, estamos em pleno vapor na busca da evolução na pesca esportiva. Por este motivo, traremos o máximo de informação, com muitas dicas e curiosidades, de forma agradável e didática. Venha conosco nesta aventura.
Quais são os equipamentos para pesca da matrinxã?
Quem vai à guerra sem se preparar? Pescazila não deixará você na mão! Veja quais são os materiais necessários para o sucesso da sua pescaria em busca de capturar de suas matrinxã e se divertir muito.
Fique atento à relação dos equipamentos para pesca com varas lisas ou para modalidade de pesca de arremesso com iscas artificiais.
Varas
Para varas lisas: varas de 1,80 a 5,40 m (conforme local da pescaria e sua necessidade) pode ser feita de bambu ou telescópicas feitas com fibra de vidro, carbono ou mistas.
Arremesso com iscas artificiais: varas de 5’3” a 5’8” pés, com resistência de 12 ou 17 lb, de ação média.
Carretilhas e molinetes
Arremesso com iscas artificiais: ambas de categoria leve (carretilhas de perfil baixo, quanto os molinetes são classe 1.000).
Linhas
Para varas lisas: linha monofilamento, com 0,30 a 0,40 mm de espessura com comprimento um pouco maior que o da vara.
Arremesso com iscas artificiais: linha monofilamento de nylon ou fluorocarbono, priorize os transparentes que não ultrapasse 0,20 mm de espessura e que não que seja tamanho da vara escolhida.
Anzóis
Anzóis de modelos Maruseigo e Chinu com numeração 2 e 1, sempre busca anzóis pequenos e de haste curta.
Snap
Item fortemente recomendado para todas pescarias, principalmente aqueles peixes que são mais cobiçados na pesca esportiva. Por esse mesmo motivo, não economize esforço para capturar uma matrinxã. Pode ter certeza, a redução de tempo na troca da isca, garantirá essa meta.
Você que não utiliza snap, comece a utilizar, pois, não é um bicho de 7 cabeça. Leia nosso artigo a respeito, REVEJA SUA TRALHA! O USO DE SNAPS NA PESCA ESPORTIVA!
Split ring e Solid ring
Só de ouvir esses nomes, principalmente em inglês, já me dá um desânimo.
Se você tem esse pensamento, agora é o momento da evolução na sua pescaria. Este é o motivo da criação desse grande guia de pescaria da Pescazila!
Tenho certeza que você já viu este maravilhoso acessório de pesca, caso contrário ou mesmo deseja compreendê-lo melhor. Aconselho a leitura do post PRODUTIVIDADE! SPLIT RING E SOLID RING NA PESCA ESPORTIVA!
Na sua utilização de forma correta, agilizará de tal forma a sua vida, ganhando tempo e sem contar com o aumento da eficiência da sua pescaria, capturando maravilhosas matrinxã.
Quais são as iscas utilizadas?
Aqui se encontra o segredo da pescaria. A isca! Não poderíamos deixar você na mão. Veja quais são as suas opções:
Iscas naturais
Para a pesca de varas lisas, deve-se utilizar iscas naturais, como: bolinha de massa colorida e tomate-cereja. Porque não utiliza os frutos da região? Bem prático e ainda auxiliar em caso de falta isca.
Iscas Artificiais
Plugs pequenos de 5 a 7 cm, principalmente as colheres metálicas douradas e prateadas de ¼ a ½ oz entre 7 a 15 g. Busque colheres que possua dispositivos antienrosco.
Aonde devo ir pescar a matrinxã?
Busque rios das bacias Amazônica e Tocantins-Araguaia em período com águas mais altas, e nos períodos de vazantes dos rios. Ainda também há opção de seca, buscando pelas margens com obstáculos que possuem vegetação abundante.
Dicas e curiosidades
Ao manusear
Matrinxã é um peixe que requer um certo cuidado por ser sensível e por ser debater. Utilize suas mãos molhadas, puçá ou mesmo um pequeno bicheiro. Alicates de contenção que tenham pinças menores e curtas, adequadas. Caso contrário não utilize alicates. Nunca pendure o peixe sem apoio de uma das suas mãos.
Faça sua parte, preserve as espécies
Por questões de ações humanas, como pesca cada vez mais exploradora, até mesmo por motivo de construção de usinas hidrelétricas, têm colocado cada vez mais espécies em riscos ou até mesmo em extinção.
No caso de matrinxãs já têm 6 espécies sendo protegidas pelo Ministério do Meio Ambiente, pela portaria 445 de dezembro de 2014. No caso são as: brycon goyldingi, B. devillei, b. insignis, B. nattereri, B. orbignyanus e B. vermelha.
Busque se informar melhor sobre as normas de conservação e notas do Ministério do Meio Ambiente ou pelo menos se informar com os grupos de pesca esportiva locais.
Ficha técnica
- Matrinxã, é uma grande diversificação de espécies de peixes, são mais de 40 espécies;
- São nativas das bacias Amazônica e Tocantins-Araguaia. São associados ambientes lóticos ou semi-lóticos, são ambientes com grande riqueza orgânica;
- São peixes onívoros, que têm porte médio de 60 cm e peso de 4 kg. Os maiores ficam na Amazônia, na região que pertence ao Brasil;
- Seu aspecto se lembra de lambari, porém fácil de diferenciá-los. Ainda é mais curvado no dorso e convexo em seu abdômen;
- Sua coloração em geral é prateada, quando suas nadadeiras com cores pretas, branca, translúcida ou mesmo levemente rosada, conforme suas espécies.
Pescazila e você na evolução da Pesca Esportiva!