Guia Pescazila: Baiacu-arara
Ei! Pai! Que peixe engraçado você pescou! Que peixe é este? – Este é o baiacu-arara, ará, balhaçu e muitos outros nomes, depende com quem se fala.
Pescazila e você, estamos em pleno vapor na busca da evolução na pesca esportiva. Por este motivo, traremos o máximo de informação, com muitas dicas e curiosidades, de forma agradável e didática. Venha conosco nesta aventura.
Quais são os equipamentos para a pesca de baiacu-arara?
Quem vai à guerra, sem se preparar? Pescazila não deixará você na mão! Veja quais são os materiais necessários para o sucesso da sua pescaria em busca de capturar de seu baiacu-arara e se divertir muito.
A modalidade de pesca mais utilizada para pesca um baiacu-arara é a pesca de praia e pesca embarcada.
Varas
Varas com 3,6 a 4,2 metros, que ofereçam arremessos longos e controlados.
Carretilhas e molinetes
Carretilha e molinete de perfil médio com capacidade de 100 m de linhas.
Linhas e chicote
Linhas com espessuras entre 0,14 e 0,30 mm que possuem boa resistência e que a linha seja boa de arremesso. Em relação ao chicote se utiliza chicote de aço, entre 20 a 30 cm de comprimento.
Anzóis
Os anzóis de tamanho médios e grandes, as mais indicadas são as modelos mini shiner hook 1, yamajin 1/0 ou 2/0 e maruseigo 16 a 22.
Snap
Item fortemente recomendado para todas pescarias, principalmente aqueles peixes que são mais cobiçados na pesca esportiva. Por esse mesmo motivo, não economize esforço para capturar uma baiacu-arara. Pode ter certeza, a redução de tempo na troca da isca, garantirá essa meta.
Você que não utiliza snap, comece a utilizar, pois, não é um bicho de 7 cabeça. Leia nosso artigo a respeito, REVEJA SUA TRALHA! O USO DE SNAPS NA PESCA ESPORTIVA!
Split ring e Solid ring
Só de ouvir esses nomes, principalmente em inglês, já me dá um desânimo.
Se você tem esse pensamento, agora é o momento da evolução na sua pescaria. Este é o motivo da criação desse grande guia de pescaria da Pescazila!
Tenho certeza que você já viu este maravilhoso acessório de pesca, caso contrário ou mesmo deseja compreendê-lo melhor. Aconselho a leitura do post PRODUTIVIDADE! SPLIT RING E SOLID RING NA PESCA ESPORTIVA!
Na sua utilização de forma correta, agilizará de tal forma a sua vida, ganhando tempo e sem contar com o aumento da eficiência da sua pescaria, capturando a maravilhosa baiacu-arara.
Quais são as iscas utilizadas?
Aqui se encontra o segredo da pescaria. A isca! Não poderíamos deixar você na mão. Veja quais são as suas opções:
Iscas naturais/vivas
Pequenos peixes vivos, filé de peixe, camarão. Uma isca infalível é o pedaço pequeno de peito de frango.
Dica: utilizando pedaços pequenos de peito de frango, fixe bem no anzol com elastricot. Para ter melhor eficiência na fisgada do baiacu-arara.
Aonde devo ir pescar o baiacu-arara?
Se encontra praticamente em todo litoral do Brasil, para nossa felicidade é bem abundante aqui.
Se encontra facilmente em praia, ou em pedras próximas à costa. Procure regiões próximas de regiões de transição, como costeiras e manguezais. Se realiza pesca embarcada, busque regiões não muito distantes do litoral.
O melhor período é entre outubro a março.
Dicas e curiosidades
É um balão-peixe?
Engraçado o baiacu-arara, ele tem capacidade de se encher, assim aumentando as suas dimensões. Servindo como meio de defesa e outros motivos.
Atenção em suas pescarias!
Caso esteja focado em outros peixes ou mal preparado para pesca do baiacu-arara. Poderá encontrar cardume de baiacu e perder muitas linhas nessas situações, até mesmo perdendo a sua viagem. Então, esteja sempre bem preparado.
Baiacu-arara, vale o risco em sua refeição?
Temos bastante medo de comer peixe que possui veneno, não é por pouco. Porém, se tiver um bom profissional que saiba preparar um bom prato e de forma bem segura, garanto que agradará o seu paladar.
É um peixe que está cada dia crescendo em nossa culinária. Para melhorar ainda mais a imagem deste maravilhoso peixe, ele é bem valorizado no Japão. Um prato de baiacu-arara vale muitos ienes.
O que acha de experimentar um prato de baiacu?
Ficha técnica
Baiacu-arara é um peixe bem interessante para se conhecer e até parece ser fácil de pescar, mas não é bem assim. Vamos conhecê-lo:
- Ele possui quatro dentes, por este motivo pertence à família que se chama tetraodontidae. Ainda têm em comum na família, peixes tóxicos e venenosos, particularmente na sua pele e nas vísceras;
- A sua boca é pequena e está em posição terminal. Seus maxilares possuem placa dentária dividida ao meio;
- São nativos do Atlântico ocidental e na costa africana;
- São peixes que não possuem escamas, e vivem geralmente solitários, porém se unem em pequenos grupos em época de reprodução;
- Sua coloração é: dorso é bem variado, entre verde-amarelo ao azul-acinzentado, brancos na região lateral e ventral;
- Possui espinhos pequenos na região lateral e ventral;
- Possui diversos nomes conhecidos, citarei algumas delas: ará, baiacu-arara, baiacu-branco, baiacu-bubu, baiacu-caixão-de-rio, baiacuguima, bajacu, balhaçu, coelho, pambo, peixe-bala e baiaco (nome bem conhecido no estado do Espírito Santo).
Pescazila e você na evolução da Pesca Esportiva!