Guia Pescazila: Corvina de água doce
Eita! Que biodiversidade rica que o Brasil tem! Estou pensando em ir naquela bela floresta Amazônica e realizar aquela baita pescaria. Já sei até o que irei pescar, a corvina de água doce.
Pescazila e você, estamos em pleno vapor na busca da evolução na pesca esportiva. Por este motivo, traremos o máximo de informação, com muitas dicas e curiosidades, de forma agradável e didática. Venha conosco nesta aventura.
Quais são os equipamentos para a pesca de corvina de água doce?
Quem vai à guerra sem se preparar? Pescazila não deixará você na mão! Veja quais são os materiais necessários para o sucesso da sua pescaria em busca de capturar a sua corvina de água doce e se divertir muito.
Varas
Varas de 5’6” a 6 pés, com 14 a 17 lb, de ação média.
Carretilha e molinetes
Tanto a carretilha quanto o molinete devem ser de categoria leve.
Linhas e leaders
Linha de multifilamento, com espessura de 0,15 a 0,20 mm. Quando o Leaders de fluorocarbono, de 0,37 a 0,42 mm e com cerca de 80 cm de comprimento, com resistência à abrasão.
Anzol
Utilize modelo wide gap nº2 de haste fina.
Snap
Item fortemente recomendado para todas pescarias, principalmente aqueles peixes que são mais cobiçados na pesca esportiva. Por esse mesmo motivo, não economize esforço para capturar uma corvina do mar. Pode ter certeza, a redução de tempo na troca da isca, garantirá essa meta.
Você que não utiliza snap, comece a utilizar, pois, não é um bicho de 7 cabeça. Leia nosso artigo a respeito, REVEJA SUA TRALHA! O USO DE SNAPS NA PESCA ESPORTIVA!
Split ring e Solid ring
Só de ouvir esses nomes, principalmente em inglês, já me dá um desânimo.
Se você tem esse pensamento, agora é o momento da evolução na sua pescaria. Este é o motivo da criação desse grande guia de pescaria da Pescazila!
Tenho certeza que você já viu este maravilhoso acessório de pesca, caso contrário ou mesmo deseja compreendê-lo melhor. Aconselho a leitura do post PRODUTIVIDADE! SPLIT RING E SOLID RING NA PESCA ESPORTIVA!
Na sua utilização de forma correta, agilizará de tal forma a sua vida, ganhando tempo e sem contar com o aumento da eficiência da sua pescaria, capturando maravilhosas corvinas de água doce.
Quais são as iscas utilizadas?
Aqui se encontra o segredo da pescaria: a isca! Não poderíamos deixar você na mão. Veja quais são as suas opções.
Iscas naturais
Lambaris, tuviras pequenas e camarões vivos, ou mesmo mortos envoltos em fubá.
Atenção: isque o lambari pelo dorso ou pelo nariz para aumento de sobrevida.
Iscas Artificiais
Plugs de 5 a 8 cm, que realizem bom trabalho em profundidades, como barbela longa ou mesmo ação sinking. Ainda pode ser usado, metal jigs de 10 a 25 g e iscas plásticas a jig heads de 7 a 25 g.
Aonde devo ir pescar a Corvina de água doce?
Um peixe pode se encontrar em qualquer rio, lagos e lagoas, até mesmo em criações.
Se você estiver em uma represa, busque jogar a isca em um lado de árvores secas que esteja próximo das maiores profundidades, próximo ou até mesmo em pilastras de ponte, ou flutuantes fixos cevados.
Em caso de locais que se encontram muitas piranhas, deixo a dica de colocar um peso maior na chumbada para que a isca deixe mais rapidamente à profundidade que se deseja.
Dicas e curiosidades
Em busca da corvina de água doce
Extremamente útil ter em mãos uma boa sonda no momento da pescaria, que garantirá, que obtenha maiores sucesso em sua pescaria. Vamos localizar boas corvinas de água doce?
Down Shot em minha pescaria?
É uma técnica japonesa que é cada vez mais popular nas pescas esportivas aqui no Brasil, e pode ser tranquilamente usada na pesca de corvina de água doce.
Zele pelo meio ambiente, cuidado com a corvina!
Geralmente os peixes que ficam em profundidade, são fisgados e capturados por nós da pesca esportiva. Ao devolver a água, elas permanecem boiando. Pois, a sua bexiga natatória fica inflada.
Para que ela não morra, podemos realizar um furo com auxílio de uma agulha hipodérmica grossa e longa pela lateral do corpo, nos flancos, assim desinflamar a bexiga.
Peixe fortemente comercializado na Amazonas
Como seus primos, a corvina do mar, há uma grande importância no mercado que explora a venda de sua carne e do turismo, principalmente pesca esportiva. O mercado mais forte se localiza no estado de Amazonas, porém há crescimento para outros estados.
Ficha técnica
- Corvina de água doce é da mesma família da corvina do mar. As características delas são muito parecidas. A grande diferença seria a localização, pois é de rios, lagos e lagoas. Pois, quem já conhece a corvina do mar, vai pensar ser o mesmo peixe, ainda é fazer de encontrar em todo o país. Sendo mais especificamente nas bacias Tocantins-Araguaia e Amazônica, foram introduzidos também em reservatórios das bacias do Paraná e açudes do Nordeste;
- Possui um corpo alto e sua lateral é comprimida, a parte superior convexo e inferior reto. Com a cabeça grande, cerca de 1 ⁄ 3 do comprimento do seu corpo. O grande destaque são seus olhos e boca. Seus dentes são pequenos e possui uma linha lateral bem evidente com grandes escamas, começo do dorso até a nadadeira caudal, quando ela tem formato losango. Seu dorso é longo;
- A coloração do seu corpo é prateada, com ventre branco. Suas nadadeiras dorsal e peitorais são translúcidas, e as demais, opacas com tons de cinza ou branco. Existe ainda uma mancha arredondada preta, em destaque, na base das nadadeiras peitorais;
- Atinge 70 cm de comprimento e chega peça até 5 kg;
- Se alimenta de pequenos peixes, camarões e insetos;
- A sua carne é delicada e atrai bastante a culinária, principalmente na Amazônia;
- É conhecida por: corvina do mar, curvina, pescada-branca e pescada-do-piauí.
Pescazila e você na evolução da Pesca Esportiva!