Guia Pescazila: Dourado (Rei dos Rios)
Navegar pelo rio vendo belas florestas, aves e alguns animais. Coisa boa! Ter está maravilhosa experiência e ainda conseguir realizar uma pescaria. Aí ficou perfeito! Huuummm… Vamos sonhar tão pouco não, vamos atrás do verdadeiro troféu, que de fato é um rei, rei dos rios, nosso querido Dourado.
Pescazila e você, estamos em pleno vapor na busca da evolução na pesca esportiva. Por este motivo, traremos o máximo de informação, com muitas dicas e curiosidades, de forma agradável e didática. Venha conosco nesta aventura.
Quais são os equipamentos para a pesca do dourado do rio?
Quem vai à guerra sem se preparar? Pescazila não deixará você na mão! Veja quais são os materiais necessários para o sucesso da sua pescaria em busca de capturar seu dourado, o rei dos rios. Ainda poder realizar belas fotos e ter ótimas lembranças.
Indicarei três modalidades de pesca esportiva mais comum para o dourado do rio. Que é de corrico, arremesso e no fly.
Varas
Varas de 5’6” a 7’, de classe 17 a 30 lb, de ação rápida. Esteja atento ao tamanho do dourado da região. Para menores resistência menor e vara menor, para maiores varas maiores e resistência maiores.
Carretilha e Molinete
Fica a seu critério uso de carretilha ou molinete. Porém, é necessário que tenha capacidade de 100m de linha, com capacidade leve a média. Se usa uma média-pesada para os casos de o alvo ser grande, ou em locais profundas e principalmente para pesca de corrico
Linhas e leaders
Linhas de multifilamento que seja de baixa elasticidade, que será de grande ajuda no momento da fisgada. Que tenha resistência entre 17 a 30 lb.
Leaders de fluorocarbono, com comprimento de próximo ao da vara e que seja do tamanho de 0,45 a 0,70 mm.
Anzóis
Se utiliza anzóis, tipo “J” entre 6/0 e 9/0. Para pequenos dourados se usa modelos Wide Gap ou Maruseigo 1/0 a 3/0.
Observação: ter preferência a anzóis finos, com boa resistência e de ponta ultra-afiada. Quase sempre é necessário o uso de embates metálicos de 20 a 40 lb e 15 a 20 cm de comprimento, para prevenir perdas de iscas artificiais.
Snap
Item fortemente recomendado para todas pescarias, principalmente aqueles peixes que são mais cobiçados na pesca esportiva. Por esse mesmo motivo, não economize esforço para capturar este troféu, o Rei dos Rios. Pode ter certeza, a redução de tempo na troca da isca, garantirá essa meta.
Você que não utiliza snap, comece a utilizar, pois, não é um bicho de 7 cabeça. Leia nosso artigo a respeito, REVEJA SUA TRALHA! O USO DE SNAPS NA PESCA ESPORTIVA!
Split ring e Solid ring
Só de ouvir esses nomes, principalmente em inglês, já me dá um desânimo.
Se você tem esse pensamento, agora é o momento da evolução na sua pescaria. Este é o motivo da criação desse grande guia de pescaria da Pescazila!
Tenho certeza que você já viu este maravilhoso acessório de pesca, caso contrário ou mesmo deseja compreendê-lo melhor. Aconselho a leitura do post PRODUTIVIDADE! SPLIT RING E SOLID RING NA PESCA ESPORTIVA!
Na sua utilização de forma correta, agilizará de tal forma a sua vida, ganhando tempo e sem contar com o aumento da eficiência da sua pescaria, capturando maravilhosos dourados
Quais são as iscas utilizadas?
Aqui se encontra o segredo da pescaria. A isca! Não poderíamos deixar você na mão. Veja quais são as suas opções:
Iscas vivas
Em resumo pequenos peixes, de preferência vivos, como tuviras, lambaris, sardinhas, piau e curimbatás, entre outros da região.
Iscas artificiais
Dourados pequenos a médio porte, plugs de superfície e meia água de 7 a 13 cm, pode também utilizar pequenos spinners Nº 1 a 4 e colheres.
Quanto aos exemplares maiores, iscas para 15 cm em caso de arremesso, pode chegar até 20 cm.
Aonde devo ir pescar o dourado?
O dourado pode ser encontrado nas regiões Sul, Sudeste e Centro-oeste do Brasil. Na Bacia do Prata, na Bacia do Rio Magdalena e nas partes da bacia do rio Amazonas no Peru. Pode ser encontrado principalmente nos rios Paraná, Prata, Paraguai e seus afluentes.
A maioria da população dos dourados de rios, se encontram no Brasil, pode ser encontrada também em águas de outros países. Segundo você pode observar pelos rios, sendo de outros países ou que compartilham com o Brasil.
O melhor período para sua pesca é em meses vazantes e na estação mais seca.
Momento da pescaria
Eles gostam de locais de águas fortes e correntes, como corredeiras, cachoeiras e pontos próximos das margens com suas águas mais agitadas e com estruturas de pedra e paus.
Há grande possibilidade de encontrar em boca de pequenos afluentes e corixos, local que eles têm o hábito de ficar esperando suas presas.
Atenção!
Os melhores momentos para pesca do dourado, ficam no período do começo da manhã e do final da tarde.
Dicas e curiosidades
Quanto mais desafiador, maior o prêmio
Por ser um grande desafio fisgar e capturar um dourado, esse peixe se torna o mais cobiçado dos peixes brasileiros. Os motivos da dificuldade da pesca são:
- A boca dele é dura e isso dificulta muito a penetração do anzol (a fisgada do peixe);
- Isso aumenta a dificuldade na fisgada, pois, ele começa a saltar para fora da água na expectativa de se livrar do anzol “se todo desafio da vida fosse esse, o mundo seria maravilhoso, não é!?”;
- É um peixe extremamente agressivo. Há diversas pessoas que relatam ataques sofridos inesperadamente por esses peixes, no momento da navegação, pescaria ou até mesmo banho;
- Cuidado com as presas, são extremamente afiadas. O dourado é um peixe com uma mordida muito forte.
Já pensou usar cabo de aço?
A pesca do dourado não é nada fácil. Quantos relatos de linhas quebrando na briga com peixe, porque não se prevenir mais ainda? Isso mesmo, se utiliza cabo de aço flexível, com comprimento de 30 cm, com resistência de 40 lbs, para prevenção disso.
Migrações e sua relação a preservação
Dourado do rio é um peixe extremamente migratório, atinge cerca de 20 km em um dia. Sabemos que muitas paragens em diversos rios têm prejudicado migrações e principalmente a reprodução, não há ainda risco de extinção. Porém, devemos buscar a preservação desta maravilhosa espécie que nos alegra muito.
Turismo e pescaria
Por ser um peixe extremamente cobiçado tanto por pescadores quanto por linhas de turismo, há grande exploração na captura e apreciação do dourado.
Caso deseje pescar, é necessário estar atento à legislação da região em que realizará a pescaria, e claro, ter bom senso no sentido da preservação da espécie. Há diversas empresas no Brasil, Paraguai e Argentina que oferecem serviços relacionados à pesca esportiva deste peixe.
Geralmente, como na grande maioria das regiões de peixes brasileiros, é proibida a pesca no período de piracema, entre novembro e março. Mas você deve observar atentamente essa data em outras regiões, pois pode variar. Você aceita o desafio? Pesque o rei dos rios brasileiros – o dourado!
Ficha técnica
- As suas laterais são pretas, as barbatanas têm efeito meio alaranjado. E ainda possui um risco preto no meio da cauda;
- Atinge 1,20 m e chega a pesar 25 kg;
- É semelhante ao salmão, pois é classificado no mesmo nicho ecológico dos salmões;
- Um peixe que se encontra somente em águas doces da América do Sul, se encontra nas bacias dos rios Paraná, Paraguai e Uruguai e no nosso querido São Francisco;
- Seu corpo fusiforme é um pouco comprimido, possui nadadeiras caudais e feixes musculares, que permite que eles nadem longas distâncias. São peixes migratórios. Sua cabeça tem forma de cone e ainda é pontuda. A sua boca tem grande abertura, com dentes cônicos alinhados é extremamente cortante;
- A sua coloração é dourado-esverdeado, nadadeira caudal é amarelada a avermelhada, com faixas pretas. No dorso há diversas pintas pretas alinhadas horizontalmente;
- Peixe carnívoro e extremamente agressivo. É conhecido por ser um peixe bravo e resistente à pesca. Porém, ao retirar da água é relativamente dócil;
- Seu nome científico é Salminus brasiliensis, e antigamente era conhecido como Salminus maxillosus. Popularmente também é conhecido como: dourado, piraju, pirajuba e sairé.
Pescazila e você na evolução da Pesca Esportiva!