Guia Pescazila: Olho-de-cão
Quem nunca machucou suas mãos com olhos-de-cão? Só aqueles que nunca conseguiram capturar um!
Pescazila e você, estamos em pleno vapor na busca da evolução na pesca esportiva. Por este motivo, traremos o máximo de informação, com muitas dicas e curiosidades, de forma agradável e didática. Venha conosco nesta aventura.
Quais equipamentos para pesca de olhos-de-cão?
Quem vai à guerra sem se preparar? Pescazila não deixará você na mão! Veja quais são os materiais necessários para o sucesso da sua pescaria em busca de capturar de seu olhos-de-cão e se divertir muito.
O equipamento e as iscas indicadas aqui no guia, são para a modalidade pesca embarcada de fundo.
Varas
Varas de 5’6” a 6’6” pés, com resistência de 14 a 17 lb, que seja de ação média a rápida.
Carretilhas e molinetes
As carretilhas precisam ser de categoria leve a média, com capacidade de 100 m de linha.
Linhas e leaders
Linhas de multifilamento com resistência de 20 lb. Quanto aos leaders de fluorocarbono, com espessura de 0,40 a 0,50 mm.
Anzóis
Os anzóis indicados são de modelos de maruseigo de 12 e 16, chinu 2 e 4.
Chumbada
Chumbada entre 20 a 60g, pode até utilizar com maior gramatura dependendo de maré mais altas e clima desfavorável.
Snap
Item fortemente recomendado para todas pescarias, principalmente aqueles peixes que são mais cobiçados na pesca esportiva. Por esse mesmo motivo, não economize esforço para capturar um dos olhos-de-cão. Pode ter certeza, a redução de tempo na troca da isca, garantirá essa meta.
Você que não utiliza snap, comece a utilizar, pois, não é um bicho de 7 cabeça. Leia nosso artigo a respeito, REVEJA SUA TRALHA! O USO DE SNAPS NA PESCA ESPORTIVA!
Split ring e Solid ring
Só de ouvir esses nomes, principalmente em inglês, já me dá um desânimo.
Se você tem esse pensamento, agora é o momento da evolução na sua pescaria. Este é o motivo da criação desse grande guia de pescaria da Pescazila!
Tenho certeza que você já viu este maravilhoso acessório de pesca, caso contrário ou mesmo deseja compreendê-lo melhor. Aconselho a leitura do post PRODUTIVIDADE! SPLIT RING E SOLID RING NA PESCA ESPORTIVA!.
Na sua utilização de forma correta, agilizará de tal forma a sua vida, ganhando tempo e sem contar com o aumento da eficiência da sua pescaria, capturando maravilhosos olhos-de-cães.
Quais são as iscas utilizadas?
Aqui se encontra o segredo da pescaria. A isca! Não poderíamos deixar você na mão. Veja quais são as suas opções:
Iscas naturais
Pequenos peixes em pedaços e lula, camarões vivos ou mortos, entre outras iscas.
Iscas Artificiais
Fogt baits de 5 a 10 cm acoplados a jig head de 7 a 12 g e metal jigs de 15 a 30 g.
Aonde devo ir pescar olhos-de-cão?
Ao realizar pesca embarcada, procure por fundos de pedra, busque por regiões que possuem fendas. É possível pescar em qualquer momento do dia, porém as maiores atividades são durante a noite. O período do ano mais quente.
Dicas e curiosidades
Formação dos seus nomes
Algo bem interessante é a forma que se criou seus nomes, tanto como olho-de-cão como olho-de-vidro, pois, a referência é seus grandes olhos. Seu nome, piranema que vem da junção dos termos tupis pirá, “peixe” e nem, “fedorento”.
Vale a pena levar isca extra!
Por ser um peixe que seu corpo é bem cortante pelas suas características, é natural a perda de iscas, tanto naturais como artificiais. Esteja preparado.
Cuide de suas mãos
O aconselhável é utilizar sempre luva, com tecido de trama fechada para proteção dos espinhos do olhos-de-cão.
Ficha técnica
Um peixe bem curioso, com características bem determinantes. Vamos conhecer o por quê?
- Seu porte é baixo, podendo atingir até 50 cm e 3 kg;
- Possui olhos grandes, boca larga e inclinada, algo típico da família de espécies que ele é classificado. Que são os priacantídeos;
- A sua coloração em geral é vermelha vivo, possui corpo recoberto de escamas ctenóides e bem ásperas, ainda em suas margens possui ossos operculares, é seus ossos tem uma série de projeções pontiagudas que ambos os lados é bem cortante;
- Seus espinhos estão próximos às superfícies do seu corpo e para farrear, eles são bem cortantes;
- Ainda possui nadadeira dorsal e anal possui espinhos muito duros, afiados e desenvolvidos, a parte da nadadeira dorsal muito alongada e desenvolvida. Quanto a nadadeira caudal, é bifurcada e pequena. E as nadadeiras pélvicas são bem desenvolvidas;
- Peixe bem ativo e agressivo, as maiores atividades são noturnas, porém não é incomum ver grande atividade durante o dia;
- É conhecida por: olho-de-cão, olho-de-vidro, pirapema e piranema;
- Se encontra em águas tropicais e subtropicais do Oceano Atlântico, principalmente nas regiões Sudeste e Sul do Brasil;
- Vivem em cardumes com dezenas até centenas, na maior parte do dia.
Pescazila e você na evolução da Pesca Esportiva!