Guia Pescazila: Peixe Galo
Geralmente quando o povo fala galo, pensam na ave. Outros fanáticos por futebol mineiro, imaginam o Atlético Mineiro. Mas, eu só penso na pescaria. Sentir o peixe galo sendo iscado.
Pescazila e você, estamos em pleno vapor na busca da evolução na pesca esportiva. Por este motivo, traremos o máximo de informação, com muitas dicas e curiosidades, de forma agradável e didática. Venha conosco nesta aventura.
Quais são os equipamentos para pesca do peixe galo?
Quem vai à guerra sem se preparar? Pescazila não deixará você na mão! Veja quais são os materiais necessários para o sucesso da sua pescaria em busca de capturar de seu galo e se divertir muito.
Fique atento à relação dos equipamentos em relação à modalidade da pesca, quanto à pesca de arremesso e fundo ou pesca com mosca.
Varas
Pesca de arremesso e fundo: varas de 5,6 a 6,6 m, com resistência de 14 a 20 lb. Que seja de ação moderada a rápida.
Pesca com mosca: varas de numeração #6 a #8 de ação rápida.
Carretilhas e molinetes
Pesca de arremesso e fundo: categoria leve a média, no caso do molinete entre classe 1.500 a 2.000, com capacidade para 100m de linha.
Pesca com mosca: precisa ser compatível com a vara escolhida e ter pelo menos 50 m de baking.
Linhas e Leaders
Pesca de arremesso e fundo: linha de monofilamento ou multifilamento com resistência de 20 lb. Seu leader de fluorocarbono que tenha diâmetro entre 0,40 a 0,50 mm e até 2 metros de comprimento.
Pesca com mosca: linha dos tipos flutuante e sinking que seja do tipo shooting taper. Leaders de fluorcarbono que tenham diâmetro de 0,40 mm no tippet e tenham 9 pés de comprimento.
Chumbadas
Pesca de arremesso e fundo: utiliza chumbadas entre 20 a 50 g, que são do tipo oliva. Seu peso varia conforme a força da correnteza e das ondas.
Snap
Item fortemente recomendado para todas pescarias, principalmente aqueles peixes que são mais cobiçados na pesca esportiva. Por esse mesmo motivo, não economize esforço para capturar um galo. Pode ter certeza, a redução de tempo na troca da isca, garantirá essa meta.
Você que não utiliza snap, comece a utilizar, pois, não é um bicho de 7 cabeça. Leia nosso artigo a respeito, REVEJA SUA TRALHA! O USO DE SNAPS NA PESCA ESPORTIVA!
Split ring e Solid ring
Só de ouvir esses nomes, principalmente em inglês, já me dá um desânimo.
Se você tem esse pensamento, agora é o momento da evolução na sua pescaria. Este é o motivo da criação desse grande guia de pescaria da Pescazila!
Tenho certeza que você já viu este maravilhoso acessório de pesca, caso contrário ou mesmo deseja compreendê-lo melhor. Aconselho a leitura do post PRODUTIVIDADE! SPLIT RING E SOLID RING NA PESCA ESPORTIVA!
Na sua utilização de forma correta, agilizará de tal forma a sua vida, ganhando tempo e sem contar com o aumento da eficiência da sua pescaria, capturando maravilhosos galos.
Quais são as iscas utilizadas?
Aqui se encontra o segredo da pescaria. A isca! Não poderíamos deixar você na mão. Veja quais são as suas opções:
Iscas naturais
Pesca de arremesso e fundo: camarões podendo ser vivo ou morto, ou pode optar por pedaços de peixe em tamanho pequenos.
Iscas artificiais
Pesca de arremesso e fundo: metal jigs entre 15 a 30 g até mesmo iscas plásticas como camarões artificiais, conjuntamente com grubs e shads, que sejam acoplados a jig-heads de 7 a 15 g.
Pesca com mosca: pequenos streamers, podem ser utilizados os mesmo na pesca do robalo.
Aonde devo ir pescar galo?
Toda costa brasileira no período mais quente do ano. Em águas costeiras que tenham uma certa profundidade, com fundos de areia ou rochas e também próximo das ilhas, lajes e parcéis. Fácil de encontrar em desembocadura de rios e estuários.
Dicas e curiosidades
Vamos vencer os americanos?
Atualmente o recorde mundial é de 2,15 kg para Seles vomer, no estado da Flórida no ano de 2004. Tenho certeza, que existe toda possibilidade de encontrarmos exemplares maiores aqui no Brasil. Conto com vocês.
Manuseio
O galo é extremamente fácil de ser manuseado, podendo pegar com as mãos, luvas ou alicate, sem risco algum de se machucar. Sem contar a facilidade de manuseá-lo por ser um peixe bem dócil.
Ficha técnica
- Galo é um peixe costeiro, bem abundante em todo atlântico ocidental;
- Seu corpo tem formato geralmente arredondando ou discóide, bem comprimido. Sua cabeça é pequena é alta, com grandes olhos, sua boca é terminal, porém, fica na parte inferior da cabeça;
- Quanto às suas nadadeiras: a primeira dorsal e as pélvicas é pouco desenvolvida. Nas Selene setapinnis, não possui prolongamento dos raios anteriores. Possui apêndices situados na parte dorsal e ventral de toda a região da cauda. As peitorais são bem longas, com o formato falciforme, pegando a região dos flancos e maior parte da cauda;
- Quanto ao seu porte pode atingir 1 m de comprimento e pode ultrapassar os 10 kg.
Pescazila e você na evolução da Pesca Esportiva!