Guia Pescazila: Pirarara
Pesca esportiva é o meio que me abre os olhos para as maravilhas da natureza. Cada momento único e belo, um destes é ver um belíssimo pirarara, sempre conto aos meus amigos as belas experiência e beleza deste grande bagre.
Pescazila e você, estamos em pleno vapor na busca da evolução na pesca esportiva. Por este motivo, traremos o máximo de informação, com muitas dicas e curiosidades, de forma agradável e didática. Venha conosco nesta aventura.
Quais são os equipamentos para pesca de pirarara?
Quem vai à guerra sem se preparar? Pescazila não deixará você na mão! Veja quais são os materiais necessários para o sucesso da sua pescaria em busca de capturar de sua pirarara e se divertir muito.
O equipamento e as iscas indicadas aqui no guia, são para a modalidade de pesca espera com iscas naturais.
Varas
Varas de 6’ a 7 pés, com resistência de 50 a 100 lb, que seja de ação rápida.
Carretilhas e molinetes
Carretilhas de perfil redondo, que possua fricção forte e com grande capacidade de linha. Pode ser usado molinete, porém deve se utilizar somente com o uso de linhas de multifilamento, para poder comportar o máximo de linhas.
Linhas e leaders
As linhas mais comuns são de nylon com resistência entre 80 e 120 lb, porém pode se optar por linhas de multifilamento, com atenção ao usar o líder de monofilamento (entre 0,80 e 1mm) de até 2 m de comprimento.
Anzóis
Os anzóis de modelos indicados são usados do tipo “J” e o mais indicado são as circulares, pois são dificilmente engolidos pelas pirararas, se usa numeração 9/0 e 11/0.
Chumbada
Chumbada entre 60 a 100g do tipo redonda ou oliva. Conforme profundidade e da correnteza.
Snap
Item fortemente recomendado para todas pescarias, principalmente aqueles peixes que são mais cobiçados na pesca esportiva. Por esse mesmo motivo, não economize esforço para capturar uma pirarara. Pode ter certeza, a redução de tempo na troca da isca, garantirá essa meta.
Você que não utiliza snap, comece a utilizar, pois, não é um bicho de 7 cabeça. Leia nosso artigo a respeito, REVEJA SUA TRALHA! O USO DE SNAPS NA PESCA ESPORTIVA!
Split ring e Solid ring
Só de ouvir esses nomes, principalmente em inglês, já me dá um desânimo.
Se você tem esse pensamento, agora é o momento da evolução na sua pescaria. Este é o motivo da criação desse grande guia de pescaria da Pescazila!
Tenho certeza que você já viu este maravilhoso acessório de pesca, caso contrário ou mesmo deseja compreendê-lo melhor. Aconselho a leitura do post PRODUTIVIDADE! SPLIT RING E SOLID RING NA PESCA ESPORTIVA!
Na sua utilização de forma correta, agilizará de tal forma a sua vida, ganhando tempo e sem contar com o aumento da eficiência da sua pescaria, capturando maravilhosas pirararas.
Quais são as iscas utilizadas?
Aqui se encontra o segredo da pescaria: a isca! Não poderíamos deixar você na mão. Veja quais são as suas opções:
Iscas naturais
Peixe menores, tanto mortos quanto vivos, inteiros ou em pedaços, que sejam capturados no local da pescaria. Se estiver pescando locais que possuam muitas piranhas, deve se utilizar a cabeça da piranha como isca, por ter melhor durabilidade.
Aonde devo ir pescar a pirarara?
Pirarara é pescada em todo ano, principalmente nos meses secos, pois eles têm hábito de entrar nas matas inundadas em estações inundadas nas estações de chuvas e sua alimentação fica praticamente de frutos como coquinhos de palmeiras. Assim dificultando a vida do pescador.
Em relação a localidades, são leito de rios, poços e ainda em interior de lagos. No momento da pescaria busque áreas que estejam próximas de material vegetal com galhadas e troncos submersos.
Dicas e curiosidades
Ao manusear
Pirarara é um peixe muito resistente ao manuseio, porém, não abuse disso. Se estiver embarcada pode manusear com as mãos molhadas ou com um bicheiro posicionado no interior da mandíbula.
Esteja bem-disposto e com boa forma física
Este peixe extremamente forte, vai requerer muito sua força e resistência do equipamento, o levando ao limite. Esteja bem descansado e com a saúde em ordem. No momento da pescaria busque sempre esteja acompanhado, para ter ideia existem relatos de pessoas em ribeirinhos da Amazônia que chegaram a se afogar devido à agressividade da pirarara.
Esteja atento às regras locais!
O estado de Goiás com a Portaria nº03 de 2003 expedida pela Agência Ambiental, protege a espécie na bacia do Tocantins-Araguaia.
Ficha técnica
- Pirarara é um dos maiores bagres do Brasil. Peixe extremamente agressivo é indicado para pescadores de altíssimo nível;
- Peixe de pele de grande porte, podendo atingir mais de 1,8 m de comprimento e 80 kg;
- Extremamente colorido e belo, sendo assim: no dorso cinza possuindo um tom esverdeado, ainda possui uma linha lateral em destaque, geralmente marcada em cor escura. Quando seu ventre é de cor amarelo-claro, algumas vezes encontram manchas pretas ou quase todo preto. Quando suas nadadeiras, a caudal possui cor vermelho-sangue e a porção terminal dos raios das nadadeiras dorsal e anal, tem cores vivas, são extremamente belas;
- Seu corpo é roliço, e o ventre, achatado;
- Sua cabeça é levemente achatada, alta, grande e bem larga, chega a ter ⅓ do comprimento total. Sua boca é bem ampla, possui maxila pouco maior que a mandíbula, suas placas dentígeras amplas e bem abrasivas. Possui um barbilhão maxilar que é curto, seu comprimento é igual da cabeça podendo ser ligeiramente maior, chegando a ultrapassar a margem dos opérculos;
- Algo que se destaca bem na pirarara em relação aos outros bagres de água doce, é a sua carapaça, que serve como grande escudo pré-dorsal, que fica localizada entre a cabeça e a nadadeira dorsal;
- Seu nome tem origem no tupi-guarani, que significa “peixe-arara” ou “peixe colorida”, que define muito bem o peixe. Seu nome inglês é redtail catfish;
- Pirarara estão distribuídos pelas bacias hidrográficas amazônica e do Tocantins-Araguaia.
Pescazila e você na evolução da Pesca Esportiva!