Guia Pescazila: Porquinho
Oinc! Oinc! Que som é este? Porco na minha pescaria? Estou ficando doido? Ops! Eu não estou ficando doido não! Acabei de fisgar um porquinho aqui.
Pescazila e você, estamos em pleno vapor na busca da evolução na pesca esportiva. Por este motivo, traremos o máximo de informação, com muitas dicas e curiosidades, de forma agradável e didática. Venha conosco nesta aventura.
Quais são os equipamentos para a pesca do porquinho?
Quem vai à guerra sem se preparar? Pescazila não deixará você na mão! Veja quais são os materiais necessários para o sucesso da sua pescaria em busca de capturar seu porquinho. Ainda poder realizar belas fotos e ter ótimas lembranças.
Varas
Peixe que atinge cerca de 1 kg, são de pequeno porte, podendo utilizar até varas ultralight de 1 a 6 lb e para varas em geral de 4 a 12 lb.
Carretilha e molinetes
Às duas opções podem ser utilizadas sem restrição. Por ser uma pescaria tranquila, porém bem divertida.
Linhas e leaders
As linhas de multiflamento com resistência de 6 a 12 lb para equipamentos leves. Os leaders fluorcarbono ou nylon.
Chumbada
Pequenas chumbadas, que seja suficiente a descida da isca em para uma maré calma. Tente levar uma certa variedade, entre 20 a 70 gramas, para casos de maré estar mais forte ou vento, outros fatores que a natureza nos traz.
Snap
Item fortemente recomendado para todas pescarias, principalmente aqueles peixes que são mais cobiçados na pesca esportiva. Por esse mesmo motivo, não economize esforço para capturar de porquinho, para escudar “Oinc! Oinc!”. Pode ter certeza, a redução de tempo na troca da isca, garantirá essa meta.
Você que não utiliza snap, comece a utilizar, pois, não é um bicho de 7 cabeça. Leia nosso artigo a respeito, REVEJA SUA TRALHA! O USO DE SNAPS NA PESCA ESPORTIVA!
Split ring e Solid ring
Só de ouvir esses nomes, principalmente em inglês, já me dá um desânimo.
Se você tem esse pensamento, agora é o momento da evolução na sua pescaria. Este é o motivo da criação desse grande guia de pescaria da Pescazila!
Tenho certeza que você já viu este maravilhoso acessório de pesca, caso contrário ou mesmo deseja compreendê-lo melhor. Aconselho a leitura do post PRODUTIVIDADE! SPLIT RING E SOLID RING NA PESCA ESPORTIVA!
Na sua utilização de forma correta, agilizará de tal forma a vida, ganhando tempo e sem contar com o aumento da eficiência da sua pescaria, capturando maravilhosos porquinhos.
Quais são as iscas utilizadas?
Aqui se encontra o segredo da pescaria: a isca! Não poderíamos deixar você na mão. Veja quais são as suas opções:
Iscas Naturais
Não tem erro com uso de sardinha e camarão. Como é utilizado para atrair o cardume, eles também servem. Utilize os melhores pedaços no anzol, para ter a maior atenção na escolha do porquinho.
Iscas artificiais
Muito utilizado na pesca esportiva. Até se misturando por atrativos, pode-se utilizar aquelas iscas que brilham ou refletem a luz do sol, cores vivas. O que se destaca melhor para o peixe.
A isca de Jumping jig é uma boa opção. Ela simula muito bem uma sardinha, ainda possui cores e um visual vibrante para o peixe.
Aonde devo ir pescar o porquinho?
Um peixe simplesmente fácil de encontrar no Brasil, praticamente em qualquer parte do nosso litoral.
Para facilitar a sua vida! Fica a dica aí.
Momento da pescaria
A pesca em barco, entre cerca de entre seis a oito milhas, para o barco e deixe à deriva. Jogue na água pedaços de camarão ou sardinha. De um tempo e observe se atrai cardume de porquinho. Caso passe alguns minutos, não virão, então entre algumas milhas e dente a sorte novamente.
Quando estiver com cardume localizado, aproveite a pescaria eles acompanharam o barco. Para manter atenção deles, de tempos em tempos, jogue um pouco do atrativo, não abuse para não tirar apetite deles.
Dicas e curiosidades
É possível o uso de chicote para pesca de porquinho?
Sim, é possível capturar um belo chicotinho básico com camarão ou sardinha de isca. É descer em cima do cardume e esperar a puxada. Diversão garantida!
Utilize chumbadas de 20 a 70 gramas dependendo da força da maré e profundidade.
Emende a linha principal em um girador com um nó do tipo Clinch Knot, uma extremidade do chicote com maior espessura atado na outra ponta do girador, e a ponta restante do líder em uma chumbada.
Conforto e segurança
- Tome cuidado no momento que estiver manuseando o peixe, um peixe bem agressivo. Use alicate de contenção, alicate de bico e luvas de preferência.
- É bem-vindo fazer pequenos movimentos para isca demonstrar ser mais natural para o peixe, com iscas naturais, tome cuidado para não sair do anzol, qualquer problema utilize “elastricô” para fixar a isca natural no anzol.
- Uma boa no uso da jumping jig é deixar ele tocar ao fundo, deixar por uns 2 a 3 segundos e dar um toque, aí por diante. É o que chamamos “pindocar”.
Ficha técnica
- Peixe marítimo, nos oceanos: Índico, Pacífico e Atlântico;
- De hábitos diurnos;
- Peixe de escama, as suas escamas placóides ásperas. Como corpo de formato losango alto e comprimido, muito estreito. Quanto a sua cabeça é grande e a sua boca, pequena e comprimida, ainda é estreita. A boca tem forte pressão, com oito dentes grandes e afiados em cada maxilar;
- E seus olhos conseguem rodar e de forma independente;
- São agressivos e carnívoros;
- Vive geralmente em cardumes;
- A sua cor varia de cinza-azulada a cinza-esverdeada, com manchas retangulares, nos seus flancos. Linhas e pintas azuis próximos aos olhos;
- A cor dos mais jovens, é mais escura, com três manchas pálidas grandes e arredondadas, ainda possui pontos diversos na parte inferior do corpo;
- Adulto ainda consegue, consegue alternar tonalidade de sua cor e cores, conforme a sua vontade;
- Se alimenta de: invertebrados, crustáceos e moluscos;
- Ainda são conhecidos por: acará-fuso, acará-mocô, pirá, cangulo-papo-branco, capado, fantasma, maracuguara, peroá, peroatinga e pira-acá.
Pescazila e você na evolução da Pesca Esportiva!