Guia Pescazila: Prejereba
Eu aqui no meu barquinho de remo, na tranquilidade vendo passagem e tanto uma respirada da pescaria. Quando vejo um peixe boiando na água, próximo de detritos, que coisa hein! Já sei! É uma prejereba, agora em silêncio vou me preparar.
Pescazila e você, estamos em pleno vapor na busca da evolução na pesca esportiva. Por este motivo, traremos o máximo de informação, com muitas dicas e curiosidades, de forma agradável e didática. Venha conosco nesta aventura.
Quais equipamentos para pesca de prejereba?
Quem vai à guerra sem se preparar? Pescazila não deixará você na mão! Veja quais são os materiais necessários para o sucesso da sua pescaria em busca de capturar da sua prejereba e se divertir muito.
A melhor modalidade de pesca para a prejereba, sem dúvida é a de mosca, então se equipe para realizar uma bela pescaria de mosca. Não se preocupe, não esqueci de colocar os devidos equipamentos necessários.
Varas
Varas de Nº #8 a #10, que seja de ação rápida.
Carretilha
Na pesca de mosca utilizamos carretilhas, só esteja atendo se é compatível com a sua vara, que um sistema de fricção e tenha pelo menos 100 m de backing.
Linhas e leaders
As linhas que utilizamos são as flutuantes e do tipo sinking, principalmente as shooting tapers ou shooting heads, mais aconselhável que seja para situações com ventos. Quanto aos leaders utilizamos fluorocarbono, com comprimento da vara e com resistência de 20 a 30 lb no tippet.
Snap
Item fortemente recomendado para todas pescarias, principalmente aqueles peixes que são mais cobiçados na pesca esportiva. Por esse mesmo motivo, não economize esforço para capturar uma bicuda. Pode ter certeza, a redução de tempo na troca da isca, garantirá essa meta.
Você que não utiliza snap, comece a utilizar, pois, não é um bicho de 7 cabeça. Leia nosso artigo a respeito, REVEJA SUA TRALHA! O USO DE SNAPS NA PESCA ESPORTIVA!
Split ring e Solid ring
Só de ouvir esses nomes, principalmente em inglês, já me dá um desânimo.
Se você tem esse pensamento, agora é o momento da evolução na sua pescaria. Este é o motivo da criação desse grande guia de pescaria da Pescazila!
Tenho certeza que você já viu este maravilhoso acessório de pesca, caso contrário ou mesmo deseja compreendê-lo melhor. Aconselho a leitura do post PRODUTIVIDADE! SPLIT RING E SOLID RING NA PESCA ESPORTIVA!
Na sua utilização de forma correta, agilizará de tal forma a sua vida, ganhando tempo e sem contar com o aumento da eficiência da sua pescaria, capturando maravilhosas prejerebas.
Quais são as iscas utilizadas?
Aqui se encontra o segredo da pescaria. A isca! Não poderíamos deixar você na mão. Veja quais são as suas opções:
Iscas Artificiais
Indico uso somente de iscas artificiais, mais específico os streamers com e sem lastro em diversas cores, que imitam peixinhos e crustáceos.
Aonde devo ir pescar a bicuda de água doce?
Em todo litoral brasileiro, no mar aberto buscando região com fundo rochoso que tenha detritos próximos. Claro, em dias calmos.
Outros pontos bons são: para pequenos exemplares é comum em regiões de estuários, manguezais, perto de praias arenosas e também nos costões rochosos, geralmente ele se passa como pequenas folhas.
Quanto aos adultos gostam de ficar à deriva, na linha de detritos e de objetos flutuantes de qualquer tamanho.
Dicas e curiosidades
Posicionar e observar
Quando estiver se posicionando para realizar a pescaria, o barco deve chegar a um ponto suficiente para lançamento, com motor desligado nas proximidades das estruturas, manobrando de tal forma que o barco fique de bordo para alvo, permitindo assim que pescadores tenham condições para seus arremessos.
Ao visualizar a prejereba, observe a cor dele. Se estiver escuro a chance é grande para captura que é certo que ele atacará a isca. Caso esteja claro reduz muito a chance, geralmente só persegue e nem arrisca em atacar a isca.
Peixe tranquilo
Um peixe, se for observado, pode se passar como morto. Pois, tem hábito de ficar boiando na superfície da água.
Cuidado! Não se machuque
Ao manuseá-lo tome muito cuidado, pois há espinhos na nadadeira dorsal e do opérculo, são bastante afiados.
Psiu! Silêncio!
Esta pescaria requer muito silêncio, este peixe geralmente é calmo. Mas, quanto se sente ameaçado ele corre.
Esteja atento!
Na hora da fisgada, ele vai entocar. A linha pode ser arrebentada nas cracas ou vegetação flutuantes.
Não é história de pescador?
No Pier de Bertioga, no litoral de São Paulo, numa noite de quarta-feira dia 25/01/2017. Um pescador conseguiu pegar um belo exemplar de prejereba de cerca de 20 kg e de quase 1 metro. Segundo G1, em sua reportagem: Peixe ‘gigante’ é capturado após uma hora de ‘batalha’ no litoral de SP; vídeo.
Ficha técnica
- Peixe de escamas, o seu corpo é alto e comprimido, cabeça pequena. Uma característica que se destaca é, que suas nadadeiras dorsla e anal alongadas e arredondadas, quase atingido o final da nadadeira caudal, que dá impressão serem compostos por três partes;
- Ainda possuem olhos pequenos, boca moderada. O opérculo tem dois espinhos afiados;
- A sua coloração é marrom, com algumas nuances de cinza ou verde, geralmente no dorso;
- Um peixe marítimo que vive em mar aberto com fundo rochoso, ainda se encontra em grandes objetivos flutuantes. Os mais jovens podem ter se encontrado bem próximo das bocas de rios e manguezais;
- São peixes que vivem sozinhos ou em pares;
- Atinge cerca de 1 m de comprimento e pode alcançar 20 kg;
- O peixe carnívoro se alimenta de outros peixes menores e crustáceos;
- Também pode ser conhecida como Tripletail, nome inglês. O nome deriva do sentido da característica principal dela, que já mencionei, sendo das suas nadadeiras parecerem compostas por três partes.
Pescazila e você na evolução da Pesca Esportiva!