Guia Pescazila: Sororoca
Aquele clima friozinho, que delícia, dá vontade de ficar na cama. Que nada! Levantando de madrugada para pegar meu barquinho e realizar aquela pescaria de corrico, vou achar belo cardume de sororoca com certeza!
Pescazila e você, estamos em pleno vapor na busca da evolução na pesca esportiva. Por este motivo, traremos o máximo de informação, com muitas dicas e curiosidades, de forma agradável e didática. Venha conosco nesta aventura.
Quais equipamentos para pesca de sororoca?
Quem vai à guerra sem se preparar? Pescazila não deixará você na mão! Veja quais são os materiais necessários para o sucesso da sua pescaria em busca de capturar da sua sororoca e se divertir muito.
Varas
Varas leve/médio com resistência de 17 e 20 lb.
Carretilha e molinetes
Carretilha de perfil baixo ou molinete médios.
Linhas e leaders
Linhas de multifilamento de 25 lb. Utilize leader de fluorocarbono de 35 lb.
Snap
Item fortemente recomendado para todas pescarias, principalmente aqueles peixes que são mais cobiçados na pesca esportiva. Por esse mesmo motivo, não economize esforço para capturar uma bicuda. Pode ter certeza, a redução de tempo na troca da isca, garantirá essa meta.
Você que não utiliza snap, comece a utilizar, pois, não é um bicho de 7 cabeça. Leia nosso artigo a respeito, REVEJA SUA TRALHA! O USO DE SNAPS NA PESCA ESPORTIVA!
Split ring e Solid ring
Só de ouvir esses nomes, principalmente em inglês, já me dá um desânimo.
Se você tem esse pensamento, agora é o momento da evolução na sua pescaria. Este é o motivo da criação desse grande guia de pescaria da Pescazila!
Tenho certeza que você já viu este maravilhoso acessório de pesca, caso contrário ou mesmo deseja compreendê-lo melhor. Aconselho a leitura do post PRODUTIVIDADE! SPLIT RING E SOLID RING NA PESCA ESPORTIVA!
Na sua utilização de forma correta, agilizará de tal forma a sua vida, ganhando tempo e sem contar com o aumento da eficiência da sua pescaria, capturando maravilhosas sororocas.
Quais são as iscas utilizadas?
Aqui se encontra o segredo da pescaria. A isca! Não poderíamos deixar você na mão. Veja quais são as suas opções:
Iscas naturais
Sardinhas e manjubas são mais indicadas. Ainda pode utilizar outros peixes menores ou pedaços de peixes, é possível se pescar com pedaços de lula.
Iscas Artificiais
Estas iscas abaixo são aconselháveis para o uso da pescaria de corrico.
Tipo Zaras, stricks e jumping baits. Pode optar também pela classe tube jigs, pois ela é bem útil para diversas modalidades.
Dica: a sororoca ataca com agressividade pequenas iscas de barbela em corrico rápido.
Segunda opção: quanto o barco passa em meio a um cardume, compensa se arrisca com pesca de arremesso ou descer pequenos metal jigs. Grandes possibilidades de perder algumas iscas, no fim compensa a diversão!
Aonde devo ir pescar a sororoca?
Em todo o litoral do Brasil se encontra a sororoca. No Nordeste o ano todo, quanto no Sul e Sudeste, durante o inverno e no final do verão.
No nordeste geralmente eles ficam na distância de 8 a 25 km da costa. Variam de região por região e época do ano.
Continue a leitura para dicas avançadas para localização e realização de uma bela pesca da sororoca.
Dicas e curiosidades
Chegue cedinho
Sororoca é um peixe com uma maior atividade no início da manhã. Aconselho que se prepare pela madrugada, chegue no local da pescaria ao amanhecer, boa sorte em sua pescaria!
Pescaria de corrico para sororoca
Para encontrar facilmente um cardume de sororoca é altamente recomendado o uso da técnica de corrico. Para isso, usa iscas soltas, indico nessa situação uso de jumping jigs a distâncias que podem variar entre 20m e 30m, com barco rebocado com velocidade entre 4 a 8 nós. Durante o corrico, pode realizar movimentos com a ponta da vara, para atrair melhor o peixe, deixando a isca de forma natural.
Assim que a primeira isca for atacada, ou caso de visualizar-se o cardume atacando na superfície, desligue o motor para começar trabalhar o peixe, e também para “pincharmos” iscas de superfície e meia água, pois outros exemplares podem ser capturados.
Dica: Caso não obtenha sucesso, busque peixe mais a fundo, com trabalho rápidos e enérgicos, no estilo de pesca de enchova ou outros predadores marinhos. Caso não obtive sucesso, volte a realizar o corrico.
Preferência de cor pela sororoca
Iscas de tons azuis, com dorso escuro e laterais cromadas ou holográficas. Tento semelhança com a sardinha.
Águas cristalinas. É aí mesmo?
A Sororoca prefere águas limpas, evite águas poluídas. Além disso, propício para pescaria de sororoca, para ter maior visibilidade do cardume.
Ficha técnica
- Peixe de escamas. A lateral começa alta e vai afinando em direção ao rabo;
- No dorso tem cor de azul-esverdeado a um cinza-escuro, sendo que a sua metade inferior branco-prateada. Nos flancos tem diversas manchas arredondadas, que variam entre cores amarela, dourada ou marrom-claro;
- Pode alcançar 1,25 m de comprimento e seu peso pode atingir 8 kg;
- As espécies que existem no Brasil, se encontram no Atlântico Ocidental, do Rio Grande do Sul ao Belize e México. Pode ocorrer de encontrar alguns exemplares na Argentina, porém raramente;
- Seu Habitat é próximo a ilhas, praias abertas e costões;
- Vivem em cardumes, é um peixe bem ativo e agressivo;
- Se alimenta de peixes pequenos como sardinhas e manjubas, ainda pode comer lulas, zooplâncton e crustáceos;
- É geralmente confundida com a cavala-verdadeira e o Wahoo, por ter características em comum e pela sua grande semelhança;
- Se alimentar de peixes pequenos, lulas, zooplâncton e crustáceos;
- É conhecida por: Serra, cavala, cavalinha, caroroca, cavala-pintada, serra-pima, serra-pininga e serrinha.
Pescazila e você na evolução da Pesca Esportiva!