O que define um bom guia de pesca profissional?
Olá pescador e pescadora !
Tudo bom ?
Vamos falar sobre um profissional que nos ajuda muito a ter sucesso na pescaria esportiva, o guia, o pirangueiro, o piloteiro.
Todo pescador sabe que os guias de pesca são profissionais imprescindíveis para o sucesso de qualquer pescaria. Todos prestam serviços, acompanham e orientam pescadores amadores durante excursões por rios, destinos no litoral e outros locais onde a pesca amadora está instalada. Ou seja, são os trabalhadores de apoio ao turismo de pesca.
Um bom guia de pesca profissional conhece bem a região, respeita a natureza, sabe explicar e ensinar e transmite segurança. Vejamos agora quais são as principais qualidades que não podem faltar em um bom guia de pesca profissional.
Conhece a região “como a palma da própria mão”
Os guias conhecem, “como a palma da mão”, diversos ambientes da pesca amadora e esportiva. Sabem, por exemplo, onde tem corredeira e é perigoso colocar um barco, onde se encontram os melhores pontos de pesca e quais as melhores maneiras de pescar os peixes, assim também como:
- os principais rios;
- os principais pontos no mar ou em canal e a influencia nas marés
- as principais espécies de peixe e como se comportam;
- a legislação vigente;
- o período de piracema;
- as principais tralhas de pesca;
- o equipamento de segurança;
- os melhores trajetos e caminhos.
O nome já diz tudo “guia”. Como um guia de pesca guiará os pescadores se ele não conhecer bem a região? Por isso, guias com mais anos de experiência e com treinamento profissional são mais recomendamos.
O guia de pesca profissional transmite segurança
Como já dito no tópico anterior, um bom guia de pesca é um profissional, e um profissional especializado e treinado no ramo da pescaria, na maioria das vezes, já foi um pescador profissional.
Espera-se de um guia profissional a capacidade de transmitir segurança, uma vez que ele conhecer bem a região, os equipamentos de segurança e a legislação vigente.
Respeita o meio ambiente
Essa característica é fundamental em um bom guia de pesca. Pois esses profissionais que possuem um papel importante na preservação das espécies, e contribuem para que a pesca esportiva continue sendo viável. Um bom guia conhece e respeita os períodos de piracema e ensina os demais a fazerem a mesma coisa. Além de tudo isso, um bom guia pratica o pesque e solte.
Um bom “professor”
Um bom guia tem que saber ensinar. Passar o conhecimento da pesca é muito importante para um pescador amador que está iniciando, como também para um veterano que não conhecer muito bem a região. O papo tem que ser agradável e o conhecimento tem que ser passado com paciência. Imagine um guia chato que não sabe ensinar. Por isso, escolha um guia simpático e didático.
O guia de pesca precisa ter paciência, já pescamos com alguns guias que brigavam com os pescadores, reclamava quando perdia o peixe e outras coisas que não dá nem pra comentar aqui.
Porém, temos alguns guias que possui fila de espera de até 6 meses, por que será ?
Recomendo
Vai pescar? Pense seriamente em contratar um guia, eles são muito importantes para o resultado da pescaria e para a orientação, o conforto e a segurança dos pescadores amadores.
Mas os melhores guias possuem:
- ser educado, já se percebe na troca de mensagem e voz pra marcar a pescaria
- ensina a pescar, a fazer nó, qual chumbada, anzol, girador, snap e tipo de isca mais adequada durante a pescaria
- mostra como trabalhar a isca e profundidade
- não bebe em serviço
- muita paciência
- tem em mente que segurança está em primeiro lugar
- tem um plano de pesca para o dia
- sabe se possui o combustível necessário
- fomenta o pesque e solte