Pesca da Garoupa – o monstro das profundezas!
Só porque não seja o peixe mais belo, no caso chega longe de uma bela captura no sentido estético, que não seja tão desejado. Pelo contrário, deve ser um dos peixes mais desejados entre todos os peixes na pesca esportiva. Pelo seu grande tamanho e peso, geralmente quando se captura um monstro desses, se garante o troféu do dia.
A foto da chamada do artigo foi fisgada pelo Gojira Delacosta em Cananéia em SP, foi devolvida com vida no local.
Conhecido no Brasil, como:
- Serra-garoupa;
- corta-garoupa;
- moré-garoupa;
- peixe capim.
Conhecidos em outros países, como:
- garoupa-de-madeira (Cabo Verde);
- peixe-escorpião (cabo-verde, porém, bem específico em relação a uma espécie);
- cantarilho-legítimo (Portugal).
Equipamentos para a pesca da Garoupa
Deixaremos alguns requisitos e referência para a pesca. Lembre-se que é um peixe extremamente forte, que muitas vezes no momento que estiver na briga contra ele, pensará que é maior do que é realmente.
Varas
- Varas de pesca de 6’ a 7’, varia de 50 lb a 80 lb de ação rápida para resposta imediata na fisgada e não deixar a Garoupa se entocar, sempre confira as especificações da vara versus peso da isca, ação a ser utilizada e resistência da vara ao tamanho do peixe a ser pescado, tente ficar balanceado com seu kit de pesca para a Garoupa ( setup do equipamento ) carretilha ou molinete x isca artificial x linha multifilamento x resistência da vara x ação da vara..
Carretilhas e molinetes
- Carretilhas de perfil alto, porém com capacidade mínima de 150 metros, tipo média pesada a pesada e bom Drag.
- Molinetes do tipo 5000 pra cima e bom Drag.
Linhas
- As linhas de multifilamento são as mais indicadas e de 80 lb em diante, o peixe é bruto.
Líder
- Do tipo fluorcarbono de 0,90 mm a mais de 1 mm de espessura, dependendo do dia, correnteza e tamanho da espécie encontrada, converse com o seu guia de pesca que indicará a melhor montagem, utilizamos para anexar a linha principal no leader o FG Knot (emenda de linha multifilamento ao líder de fluorcarbono), novamente dependendo do tamanho do Garoupa e profundidade. Para atar o nó do líder direto no Anzol ou no Solid Ring ou no Girador utilizamos o Clinch Knot.
Nós de pesca utilizados
- Utilizamos o nó do tipo Clinch Knot para anzóis, giradores e iscas artificiais;
- Na emenda da linha principal ao líder ou Shock Leader (nome em inglês) utilizamos o FG Knot.
Chumbadas
- De preferência do tipo redondo ou oliva para chicotes com anzol terminal ( no fim ), do tipo cacau para chicotes com pernada intermediária e chumbada terminal ( no fim ), peso varia entre 70 gramas a mais de 150 gramas, tenha muitos na sua tralha de pesca.
Anzol
- anzóis circulares (circle hook) de numeração 6/0 a 12/0;
Iscas Naturais
- tente sempre usar isca viva, converse com seu guia;
- ou pedaços de peixes
- lulas;
- sardinhas;
- peixes menores do local;
- Ou o famoso filé de Bonito ou de Atum.
Iscas Artificiais
Jig de Pena
- O Jig de Pena é muito interessante para provocar o peixe de 20 a 40 gramas para pesca média e de 50 a 150 gramas para a pesca pesada, dependendo da profundidade e a força da maré, no Sudeste utilizamos Jigs de Pena mais leves, porém, no Nordeste e Norte devido a força da maré utilizamos jigs mais pesados, e também de acordo com a profundidade, questione o seu guia de pesca.
Shads
- Uma outra alternativa é utilizar Shads (soft lure) de médio e grande porte.
Metal Jigs ou Jig ou Jumping Jig
- Os mais utilizados são os Metal Jigs ou Jig ou Jumping Jig (sinônimos) de 50 a 150 gramas, o peso é de acordo com a profundidade e tamanho da espécie encontrada de Garoupa, para grandes profundidades e correnteza forte, serão utilizados Metal Jigs bem pesados, varie a cor também, com holográfico e sem, cor amarela, verde, prata, dourado e mix de cores, varie as cores até acertar o peixe;
- Trabalhe o jig de várias formas até achar o melhor trabalho quando começar a bater o Garoupa, normalmente fisgam na caída do Jig, trabalhe rápido, lento, espaçado, dando toques, errático, toques curtos e contínuos e “pindocando” no fundo, pergunte para o capitão (guia de pesca) em qual faixa da água o cardume está passando no sonar, exemplo no fundo, 10 metros, 20 metros, 30 metros … e qual melhor trabalho da isca naquele momento;
Solid Ring
- Tenha na sua tralha alguns Solid Rings em alguns diâmetros diferentes, de 6 mm a 14 mm ou podem ser de 100 libras a 900 libras ou do número #4 ao Número #9, cada fabricante utiliza uma medida ou duas medidas, confira na embalagem, tenha essa variedade tanto para a pesca de Garoupa quanto para outros peixes maiores, nunca saberemos qual o tamanho de Jig será utilizado na ocasião da pescaria, tudo muda muito rápido, esteja preparado;
Split Ring
- Não esqueça também de possuir alguns Split Rings em alguns diâmetros diferentes, do número #4 ao número #11 ou e 50 libras a 250 libras, cada fabricante utiliza uma medida ou duas medidas, confira na embalagem, tenha essa variedade tanto para a pesca de Garoupa quanto para outros peixes maiores, nunca saberemos qual o tamanho de Jig será utilizado na ocasião da pescaria, tudo muda muito rápido, esteja preparado;
Assist Hook ou Support Hook
- Possua na sua caixa de pesca o Assist Hook ou Support Hook com diferentes tamanhos de anzóis, como alguns 6/0 até 10/0 se possível, ideal possuir com duplo anzol, o Assist Hook ou Support Hook é criado com uma linha mais grossa ou arame ou composto muito forte, e este atachado nos anzóis, tenha essa variedade tanto para a pesca de Garoupa quanto para outros peixes maiores, nunca saberemos qual o tamanho de anzol será utilizado na ocasião da pescaria, tudo muda muito rápido, esteja preparado, você pode adquirir pronto o conjunto ou fabricá-lo manualmente;
- Alguns pescadores colocam no Assist Hook ou Support Hook um pedaço de pena ou uma lula artificial pequena para chamar mais atenção;
Montagem do Metal Jig ou Jig ou Jumping Jig
- Prenda o Assist Hook ou Support Hook no Solid Ring com um nó bem dado, utilizamos o Clinch Knot;
- anexe o Solid Ring em um Split Ring;
- de o nó do Líder no Solid Ring;
- prenda agora esse Split Ring no Jig e pronto;
- para trocar de Jig apenas tire Split Ring do Jig e anexe em outro Jig que queira trabalhar, esse Split Ring é o mesmo que utilizamos nos chaveiros de casa e carro, então tenha um alicate de bico com uma ponta especial para remoção do Split Ring ( este Solid Ring acompanha o Support Hook e anzol ) do Jig, sabemos como é difícil tirar uma chave do chaveiro, então imagine em uma escala bem menor.
- para atar o nó do líder direto no Solid Ring utilizamos o Clinch Knot.
Evite usar snaps na pesca da Garoupa.
Características comuns entre as Garoupas
Garoupa define diversas espécies de peixes, que tem características semelhantes. Tem casos que têm nomes específicos para este peixe em determinados locais, como que já citei na lista de nomes acima.
Listaremos as principais características que se encontra entre as espécies da Garoupa, que são:
- são peixes extremamente grandes, podendo atingir 2,40 metros e passar de até 300 quilos;
- as espécies que se geralmente se encontra aqui no Brasil, chega geralmente até 1,5 metros com total de 60 quilos;
- tem escamas pequenas;
- o corpo, a cabeça e a boca são grandes;
- pedículo da nadadeira caudal curto e grosso;
- a sua coloração, em geral, é:
- avermelhada;
- se encontra manchas esverdeadas nos flancos, são formados por faixas verticais;
- o seu ventre é amarelado.
- as suas nadadeiras são arredondadas, escuras com a margem clara;
- se encontra em:
- fundos de pedra e corais;
- onde existam estruturas submersas;
- vivem em tocas.
- os adultos se encontram em profundidade entre 15 a 100 metros, aí o resumo do título, monstro das profundezas;
- se alimentam de:
- peixes;
- lagostas;
- camarões;
- ouriços;
- moluscos;
Dicas finais
Como é representado por peixes pesados, aconselhável utilização de equipamentos de médio/pesado :
- Geralmente pesca-se a Garoupa com conjuntos de jig mais pesados, variando muito do local de pesca. A vara precisa ter capacidade de alavancar o peixe pra cima logo na primeira batida, pois a Garoupa costuma agarrar a isca ( JIG/SHAD/ISCA NATURAL ) e correr para se entocar. Se isto acontecer, a possibilidade de sucesso da captura cai drasticamente;
- as linhas devem ser altamente resistentes à abrasão, geralmente usamos linha multifilamento com líder de fluorcarbono variando de 80 lb em diante (depende do seu foco, mais jovens ou adultos), porém uma tralha mais leve pode ser utilizada, mas poderá perder a Garoupa.
Dica importante: utilize um alicate de contenção e alicate de bico para a retirada do anzol ou isca artificial ou o Jig do peixe, não se machuque.
Pratique o pesque e solte! Catch and release!
Segurança em primeiro lugar, diversão em segundo!
Boa pescaria!
Abraço.
Fontes:
Nossas pescarias em Ilha da Queimada Grande Itanhaém-SP, Cananéia-SP, Ilha Comprida-SP, Barra do Una em São Sebastião-SP, guias de pesca e o https://www.fishbase.in .
Delson Gonçalves Machado
Boa noite!
Muito bom artigo sobre a garoupa,
Gostei aprendi muito com as dicas!!!
Pesca Zila
Obrigado Delson pelo comentário ! Aqui no litoral de SP de vez enquando bate Garoupa, sempre devovlemos, se tiver algum artigo que ache interessante podemos escrever. Tamo junto !
Adriana Santos
Uma pena que é uma ESPECIE EM ESTINÇÃO e não tem nenhuma informação educativa/ambiental para minimizar o impacto e respeitar as épocas para proteção da espécie no período de defeso. Sugiro incluir essas informações.
Pesca Zila
Olá Adriana ! Tudo bom ? Obrigado pelo comentário, muito pertinente e irei por no radar artigo para isso, muito bem lembrado, ressaltamos sempre aqui o pesque e solte e devemos sempre respeitar a legislação ambiental vigente, outro ponto interessante que o bom guia de pesca sempre deve orientar os pescadores, fora todo pescador amador ter em dia a lincença de pesca amadora, realmente não vejo nenhuma ONG para proteção da Garoupa, temos o Projeto TAMAR para Tartarugas Marinhas, o do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) para algumas áreas oceanicas e acompanho muito o Meros do Brasil, se alguem conehcer algumas outras por favor comentem. Att.,