Imagem Alt

Blog

  /  Peixes   /  Pesca do Pargo: pesca intensa e com muita diversão!

Pesca do Pargo: pesca intensa e com muita diversão!

Olá pescadores e pescadoras! Tudo bom?

Vamos falar da pesca esportiva do Pargo!

Pargo é um peixe bem popular, tanto para pesca esportiva, quanto para a culinária graças a sua boa carne e valor comercial acessível.

Agora vamos para o ponto mais importante do texto, a pesca do Pargo

Dia de equipamento de pesca do Pargo

Vamos deixar o equipamento como referência para a pesca, mas cada pescador já tem a sua tralha preferida para ele.

Varas

  • Varas de pesca de 6’ a 7’ (pés) de ação média a ação rápida, de 17 a 30 libras, para pesca em costeira de pouca profundidade e Pargos menores é mais adequado uma resistência menor, já para grandes profundidades e provavelmente Pargos bem maiores, utilize uma resistência maior, mas varia de acordo do gosto do pescador e pergunte ao seu guia de pesca antes da pescaria.

Carretilhas e molinetes

  • Carretilhas de perfil alto ou baixo de médio porte, porém com capacidade mínima de 150 metros de linha para Pargos menores e pequenas profundidades, já o uso de carretilhas de maior porte para Pargos maiores e grandes profundidades;
  • nós utilizamos molinetes do tipo 3000 a 4000 para uma maior esportividade, mas opção de molinetes de 5000 em diante para grandes Pargos e grandes profundidades, mas vai do gosto da briga que o pescador queira e tamanho de espécie no local.

Linhas

  • As linhas de multifilamento são as mais indicadas devido a maior sensibilidade e reação na fisgada, linhas de 30lb para equipamento leve e médio, pouca profundidade e PArgos não tão grandes, e linhas de 40 lb ou 50lb para equipamento pesado, Pargos grandes e grande profundidade, mas deixe balanceado seu conjunto, converse com seu guia de pesca.

Líder

  • Do tipo fluorcarbono de 0,30 mm a 0,50 mm para a modalidade de pesca de Jumping Jig, caso utilize chicote ou a famosa “Pargueira” não é necessário a utilização de Líder.

Nós de pesca utilizados

  • Utilizamos o nó do tipo Clinch Knot para anzóis, giradores, Jumping Jigs e Metal Jigs;
  • Na emenda da linha principal ao líder ou Shock Leader (nome em inglês) utilizamos o FG Knot.

Chumbada

  • a chumbada é utilizada na modalidade de pesca com chicote ou pargueira, tenham disponível em sua caixa de pesca de 20 a 70 gramas, esteja preparado para qualquer profundidade e força da maré.

Anzóis

  • tenha anzóis circulares de 1/0 a 3/0 para Pargos pequenos e médios, e de 4/0 a 6/0 para pargos maiores, quem sabe entra um exemplar.

 

Pargueira

  • uma facilidade é adquirir em lojas de pesca a pargueira pronta, é um chicote com uma linha de monofilamento bem resistente com 3 a 4 anzóis ou até mais, com girador para atar a linha principal e snap para atar a chumbada, na linha da pargueira os anzóis são atados em rotores ou giradores próprios para pargueira para não embolar o chicote, o tipo varia de acordo com os tamanhos de anzóis necessários para a sua pescaria. Se for guardar a pargueira para a próxima pescaria, lave bem e lubrifique, se jogar na sua caixa de pesca após o uso,  quando for utilizar estará totalmente enferrujada impossibilitando a próxima Pesca do Pargo.

 

Iscas artificiais

 

Metal Jigs ou Jumping Jigs

  • Gostamos muito aqui em SP de pescar nesta modalidade, os mais utilizados são os Metal Jigs ou Jumping Jigs (sinônimos) de 10 a 40 gramas, o peso é de acordo com a profundidade e tamanho encontrado de Pargo, para grandes profundidades e correnteza forte, serão utilizados Metal Jigs um pouco mais pesados, varie a cor também, com holográfico e sem, cor amarela, verde, prata, dourado e mix de cores, varie as cores até acertar o peixe;
  • Trabalhe o Jumping Jig de várias formas até achar o melhor trabalho até quando começar a bater o pargo, normalmente fisgam na caída do Jumping Jig, trabalhe rápido, lento, espaçado, dando toques, errático, toques curtos e contínuos e “pinducando” no fundo, pergunte para o capitão (guia de pesca) em qual faixa da água o cardume está passando no sonar, exemplo no fundo, 10 metros, 20 metros, 30 metros …

Solid Ring

  • Tenha na sua tralha alguns Solid Rings em alguns diâmetros diferentes, de 6 mm a 14 mm ou podem ser de 100 libras a 900 libras ou do número #4 ao número #9, cada fabricante utiliza uma medida ou duas medidas, confira na embalagem, tenha essa variedade tanto para a pesca do Pargo quanto para outros peixes maiores, nunca saberemos qual o tamanho de Jumping Jig será utilizado na ocasião da pescaria, tudo muda muito rápido, esteja preparado;

Split Ring

  • Não esqueça também de possuir alguns Split Rings em alguns diâmetros diferentes, do número #4 ao número #11 ou e 50 libras a 250 libras, cada fabricante utiliza uma medida ou duas medidas, confira na embalagem, tenha essa variedade tanto para a pesca do Pargo quanto para outros peixes maiores, nunca saberemos qual o tamanho de Jumping Jig será utilizado na ocasião da pescaria, tudo muda muito rápido, esteja preparado;

Assist Hook ou Support Hook

  • Possua na sua caixa de pesca o Assist Hook ou Support Hook com diferentes tamanhos de anzóis, como alguns 1/0 , 2/0 e até 6/0, ideal possuir com duplo anzol, o Assist Hook é criado com uma linha mais grossa ou arame ou composto muito forte, e este atachado nos anzóis, tenha essa variedade tanto para a pesca do Pargo quanto para outros peixes maiores, nunca saberemos qual o tamanho de anzol será utilizado na ocasião da pescaria, tudo muda muito rápido, esteja preparado, você pode adquirir pronto o conjunto ou fabricá-lo manualmente, o tamanho do anzol deve ser proporcional ao tamanho do Jumping Jig, questione o guia de pesca antes da sua pescaria.
  • Alguns pescadores colocam no Jumping Jig um pedaço de pena ou uma lula artificial pequena para chamar mais atenção;

 Montagem do Jumping Jig

  • Prenda o Assist Hook ou Support Hook no Solid Ring com um nó bem dado, nós utilizamos o Clinch Knot;
  • anexe o Solid Ring em um Split Ring;
  • de o nó do Líder no Solid Ring;
  • prenda agora esse Split Ring no Jumping Jig e pronto;
  • para trocar de Jumping Jig apenas tire Split Ring do Jumping Jig e anexe em outro  que queira trabalhar, esse Split Ring é o mesmo que utilizamos nos chaveiros de casa e carro, então tenha um alicate de bico com uma ponta especial para remoção do Split Ring ( este Solid Ring acompanha o Support Hook ou Assist Hook e anzol ) do Jumping Jig, sabemos como é difícil tirar uma chave do chaveiro, então imagine em uma escala bem menor.
  • para atar o nó do líder direto no Solid Ring utilizamos o Clinch Knot.

 

Alguns detalhes sobre os jigs versus molinetes, para não utilizar alguns jigs em molinetes não adequados, uma regra fácil de saber se já está começando errado:
  • Micro Jigs e Jumping jigs até 40 gramas, molinetes da Série 2000 e 2500, esta sim é diversão garantida, nosso kit de pesca mais utilizado aqui no Sudeste;
  • Jumping Jigs pequenos de 40 a 70 gramas, molinetes da série 3000;
  • Jumping Jigs de 70 a 150 gramas, molinetes da série 4000;
  • Jumping Jigs de 150 a 200 gramas, molinetes da série 8000;
  • Jumping Jigs de 200 a 400 gramas, molinetes da série 8000 a 10000;
  • Jumping Jigs de 400 a 600 gramas ou maiores, e os molinetes da série 18000 a 20000;
  • tente ficar balanceado com seu kit de pesca para Carapau (setup do equipamento) carretilha ou molinete x isca artificial x linha multifilamento x resistência da vara x ação da vara;
  • Aqui em São Paulo utilizamos de 3000 a 4000, máximo um 5000, infelizmente;
  • Mas vale o gosto do pescador, tudo na pescaria esportiva é bem particular e gosto não se discute.

Dicas de iscas naturais

Também é possível capturá-los usando chicote ou a chamada “pargueira” com 2,3 e até 4 anzóis, com camarão, ou pedaços de de lula ou “filézinhos” de sardinha de isca. É descer em cima do cardume e esperar a puxada. A pargueira é vendida em lojas de pesca e pode até ser feita artesanalmente, mas normalmente é mais prático adquirir pronta em lojas.

Utilize chumbadas de 20 a 70 gramas ou até maiores dependendo da força da maré e profundidade no final do chicote ou pargueira.

Emende a linha principal em um girador  com um nó do tipo Clinch Knot, e uma extremidade do chicote com maior espessura atado na outra ponta do girador, e a ponta restante do líder em uma chumbada de 20 a 70 gramas, ou mais pesado conforme a profundidade e a força da maré.

 

Dica importante: devido ao fundo de pedra ou parcel, se prepare para perder muito jumping jig e pargueira, tente não deixar encostar no fundo. Utilize também um alicate de contenção e um alicate de bico para remover o anzol ou isca artificial do Pargo, não se machuque.

 

Característica do Pargo

O Pargo é um peixe de água salgada, muito popular por ser um verdadeiro guerreiro. Quando é fisgado traz aquele prazer único. Ele é muito brigador, bem esportivo.

  • Ele se encontra no oceano Atlântico Ocidental, dos Estados Unidos à Argentina, no Brasil o Pargo sempre é pescado em alto mar ou costeira;
  • Nome científico: Pagrus pagrus, da família Sparidae;
  • Também é conhecido pelos nomes Pargo-vermelho, pargo-rosa, pargo-liso, choupa, pargo-amarelo, pargo-olho-de-vidro;
  • Chega a atingir 90 cm e pode chegar a pesar quase 8 kg, raro aqui no sudeste, mas são fisgados alguns exemplares;
  • Hábito alimentar: Invertebrados, polvos, lulas e peixes pequenos;
  • No Brasil é classificado como uma espécie ameaçada de extinção. Deve ser observada as leis para não realizar nenhuma pesca ilegal, mas no geral, as proibições são para as pescas comerciais;
  • A reprodução é anual e em mar aberto. Geralmente ocorre no período do verão e em uma região específica: Sudeste brasileiro. Os ovos e as larvas são flutuantes;
  • Eles vivem em profundidades de 10 a 200 metros, sendo que os peixes jovens geralmente vivem em profundidades mais rasas;
  • Sua cor é rosada, escurecendo no dorso, se tornando pálida no ventre do peixe. As suas nadadeiras têm a tonalidade próxima do geral: vermelho-rosada;
  • É um peixe hermafrodita protogínica, que em sua maioria nascem como fêmeas e mudam de sexo depois;
  • Uma característica interessante da espécie é que os peixes menores do que 30 centímetros são quase sempre fêmeas, e os de grande porte são os machos.

Segurança em primeiro lugar, diversão em segundo.

Pratique o pesque e solte!

Boa pescaria!

Abraço.

Fontes:
Pescarias em Itanhaém-SP, Ilha da Queimada Grande Itanhaém-SP, Cananéia-SP, Ilha Comprida-SP, dicas dos nossos guias de pesca, colegas pescadores e do site https://www.fishbase.in .

Postar um Comentário

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit sed.

Siga-nos
Nós Utilizamos Cookies
Usamos cookies para oferecer a melhor experiência em nosso site e para garantir a exibição de conteúdos relevantes para você. Você pode alterar suas configurações de cookies a qualquer momento.
OK, EU ACEITO