Pescaria de Xaréu: Comedor de linha!
Olá pescadores e pescadoras! Tudo bom?
Vamos pescar o Xaréu?
Para aqueles que pescam no mar e não conhecem o Xaréu, deve estar se questionando por que do título. É de fato o Xaréu um comedor de linha? Não vamos te deixar na curiosidade e vamos direto ao ponto e depois apresentaremos o Xaréu, vamos mostrar como capturar esta belezura de peixe.
Por que o Xaréu é o comedor de linha?
Observe como a pesca esportiva é maravilhosa e os desafios que ela nos propõe.
Normalmente na pescaria embarcada no mar, alguns pescadores estão pescando com equipamentos leve focado em outros peixes menores e que não está próprio para o Xaréu, se você conseguir capturar um exemplar de 10 a 20 quilos deverá cansar o peixe, mesmo comendo muita linha, o peixe será vencido com paciência, técnica e linha de sobra, mas possua um kit de pesca bem balanceado, ou melhor vá preparado para ele!
Agora vamos apresentar as dicas para a pesca do Xaréu.
Equipamento para a sua pesca de xaréu
Com foco em uma espécie de médio para grande, então nossos equipamentos devem resistir uma boa pressão, como vimos no vídeo apresentado no começo do post. Que houve grande dificuldade, por não ter equipamento apropriado para a sua pesca.
Aqui em baixo, a lista dos equipamentos foco em médio (que geralmente mais comum, para essas espécies):
- varas de ação rápida;
- linhas de 10 a 30 lb.;
- anzóis de nº 1/0 ao 6/0;
- Porém iremos detalhar mais abaixo para uma montagem mais produtiva.
Fique atento aos relatos dos outros praticantes de pescaria de Xaréu da região, para ter uma noção do tamanho do peixe, para garantir que equipamento levado gera suficiente e claro também para ver quais tipos de iscas são mais favoráveis, falando de isca, aqui em baixo as iscas comuns para, captura do xaréu-branco:
- Iscas naturais:
- sardinhas;
- paratis;
- tainha.
- Iscas artificiais:
- Jigs, metal jigs, jumping jigs;
- Jig de Pena;
- plugs de superfície e meia água.
Pesca de arremesso (Pincho)
Varas
- Varas de pesca de 6’ a 7’ de ação rápida.
Carretilhas e molinetes
- Carretilhas de perfil alto ou baixo, porém com capacidade mínima de 150 metros;
- Molinetes do tipo 2500 a 4000, vai do gosto da briga que o pescador queira e tamanho de espécies no local.
Linhas
- As linhas de multifilamento são as mais indicadas e de 10 lb a 30 lb.
Líder
- Do tipo fluorcarbono de 0,45 mm a 0,60 mm, variando de 1 metro a 3 metros de comprimento, dependendo do dia, correnteza e tamanho da espécie encontrada, converse com o seu guia de pesca que indicará a melhor montagem.
Iscas Artificiais
Plugs de Superfície
- Quando avistado um cardume na superfície gostamos das iscas artificiais de superfície do tipo Popper, também interessantes do tipo zara e até sticks, porém as Poppers dão um show, tenha muitas Poppers e até de madeira, cores e formatos variados.
Plugs de meia água
- Com barbelas plásticas curtas e chegando até 15 cm de profundidade.
- Com barbelas plásticas médias e chegando a maior profundidade em relação às iscas artificiais de barbelas curtas;
- Com barbelas plásticas longas chegando em uma boa profundidade;
- Com barbelas médias e longas de metal, utilizadas no corrico, grande pressão da água ao ser puxada e com isso não quebram facilmente.
- Quando o cardume de Xaréu não está na superfície varie nas iscas artificiais de meia água.
Jig Head com Iscas Soft
- Iscas soft (plásticas) como camarões e shads, tenha com muitas variações de tamanho de 5 a 18 cm e cores, com jig heads de 5 a 20 gramas, ou de acordo com a profundidade e força da correnteza, questione o seu guia de pesca.
Jig de Pena
- O Jig de Pena é muito interessante para provocar o peixe na pescaria de Xaréu, varia de 5 até 100 gramas, dependendo da profundidade e a força da maré, no Sudeste utilizamos Jigs de Pena mais leves, porém, no Nordeste e Norte devido a força da maré utilizamos jigs mais pesados, e também de acordo com a profundidade, questione o seu guia de pesca.
Pesca vertical, muito esportiva!
Varas
- Varas de pesca de 5’6” a 6’6”, variando as libras conforme peso das iscas a serem utilizadas e o gosto do pescador, sempre confiram as especificações da vara versus peso da isca, ação a ser utilizada e resistência da vara ao tamanho do peixe a ser pescado, tente ficar balanceado seu kit de pesca para Xaréu (setup do equipamento) carretilha ou molinete x isca artificial x linha multifilamento x resistência da vara x ação da vara.
Carretilhas e molinetes
- Carretilhas de perfil alto ou baixo, porém com capacidade mínima de 200 metros;
- Molinetes do tipo 3000 a 20000, vai do gosto da briga que o pescador queira e tamanho de espécies no local e a profundidade, também no mínimo 200 metros de linha.
Linhas
- As linhas de multifilamento são as mais indicadas e de 30 lb a 80 lb, novamente dependendo do tamanho do Xaréu e profundidade.
Líder
- o Líder ou Shock Leader (do inglês) do tipo fluorcarbono de 0,50 mm a 0,70 mm, variando de 1 metro a 5 metros de comprimento, dependendo do dia, correnteza e tamanho da espécie encontrada, converse com o seu guia de pesca que indicará a melhor montagem, utilizo para anexar a linha principal no leader o FG Knot (emenda de linha multifilamento ao líder de fluorcarbono), novamente dependendo do tamanho do Xaréu e profundidade. Para atar o nó do líder direto no Anzol ou no Solid Ring ou no Girador utilizamos o Clinch Knot.
Nós de pesca utilizados
- Utilizamos o nó do tipo Clinch Knot para anzóis, giradores e iscas artificiais;
- Na emenda da linha principal ao líder ou Shock Leader (nome em inglês) utilizamos o FG Knot.
Iscas Artificiais para a pescaria de Xaréu
Jig de Pena
- O Jig de Pena é muito interessante para provocar o peixe na pescaria de Xaréu, varia de 5 até 100 gramas, dependendo da profundidade e a força da maré, no Sudeste utilizamos Jigs de Pena mais leves, porém, no Nordeste e Norte devido a força da maré utilizamos jigs de pena mais pesados, e também de acordo com a profundidade, questione o seu guia de pesca.
Metal Jigs ou Jumping Jig
- Os mais utilizados são os Metal Jigs ou Jumping Jig (sinônimos) de 40 a 600 gramas, o peso é de acordo com a profundidade e tamanho da espécie encontrada de Xaréu, para grandes profundidades e correnteza forte, serão utilizados Metal Jigs bem pesados, varie a cor também, com holográfico e sem, cor amarela, verde, prata, dourado e mix de cores, varie as cores até acertar o peixe;
- Trabalhe o jig de várias formas até achar o melhor trabalho quando começar a bater o Xaréu, normalmente fisgam na caída do Jumping Jig, trabalhe rápido, lento, espaçado, dando toques, errático, toques curtos e contínuos e “pinducando” no fundo, pergunte para o capitão (guia de pesca) em qual faixa da água o cardume está passando no sonar, exemplo no fundo, 10 metros, 20 metros, 30 metros … ou superfície e qual melhor trabalho da isca naquele momento;
Solid Ring
- Tenha na sua tralha alguns Solid Rings em alguns diâmetros diferentes, de 6 mm a 14 mm ou podem ser de 100 libras a 900 libras ou do número #4 ao Número #9, cada fabricante utiliza uma medida ou duas medidas, confira na embalagem, tenha essa variedade tanto para a pesca de Xaréu quanto para outros peixes maiores, nunca saberemos qual o tamanho de Jig será utilizado na ocasião da pescaria, tudo muda muito rápido, esteja preparado;
Split Ring
- Na sua pescaria de Xaréu não esqueça também de possuir alguns Split Rings em alguns diâmetros diferentes, do número #4 ao número #11 ou e 50 libras a 250 libras, cada fabricante utiliza uma medida ou duas medidas, confira na embalagem, tenha essa variedade tanto para a pesca de Xaréu quanto para outros peixes maiores, nunca saberemos qual o tamanho de Jig será utilizado na ocasião da pescaria, tudo muda muito rápido, esteja preparado;
Assist Hook ou Support Hook
- Possua na sua caixa de pesca o Assist Hook ou Support Hook com diferentes tamanhos de anzóis, como alguns 1/0 , 2/0 e até 3/0, ideal possuir com duplo anzol, o Assist Hook ou Support Hook é criado com uma linha mais grossa ou arame ou composto muito forte, e este atachado nos anzóis, tenha essa variedade tanto para a pesca de Xaréu quanto para outros peixes maiores, nunca saberemos qual o tamanho de anzol será utilizado na ocasião da pescaria, tudo muda muito rápido, esteja preparado, você pode adquirir pronto o conjunto ou fabricá-lo manualmente;
- Alguns pescadores colocam no Assist Hook ou Support Hook um pedaço de pena ou uma lula artificial pequena para chamar mais atenção;
Montagem do Metal Jig ou Jumping Jig
- Prenda o Assist Hook ou Support Hook no Solid Ring com um nó bem dado, utilizamos o Clinch Knot;
- Anexe o Solid Ring em um Split Ring;
- Dê o nó do Líder no Solid Ring;
- Prenda agora esse Split Ring no Jig e pronto;
- Para trocar de Jumping Jig apenas tire Split Ring do Jumping Jig e anexe em outro que queira trabalhar, esse Split Ring é o mesmo que utilizamos nos chaveiros de casa e carro, então tenha um alicate de bico com uma ponta especial para remoção do Split Ring ( este Solid Ring acompanha o Support Hook e anzol ) do Jig, sabemos como é difícil tirar uma chave do chaveiro, então imagine em uma escala bem menor.
- Para atar o nó do líder direto no Solid Ring utilizamos o Clinch Knot.
Alguns detalhes sobre os jumping jigs versus molinetes, para não utilizar alguns jigs em molinetes não adequados, uma regra fácil de saber se já está começando errado:
- Jumping Jigs pequenos de 40 a 70 gramas, molinetes da série 3000;
- Jumping Jigs de 70 a 150 gramas, molinetes da série 4000;
- Jumping Jigs de 150 a 200 gramas, molinetes da série 8000;
- Jumping Jigs de 200 a 400 gramas, molinetes da série 8000 a 10000;
- Jumping Jigs de 400 a 600 gramas ou maiores, utilizam molinetes da série 18000 a 20000;
- tente ficar balanceado com seu kit de pesca para Xaréu (setup do equipamento) carretilha ou molinete x isca artificial x linha multifilamento x resistência da vara x ação da vara;
- Aqui em São Paulo utilizamos de 3000 a 4000, máximo um 5000, infelizmente;
- Mas vale o gosto do pescador, tudo na pescaria esportiva é bem particular e gosto não se discute.
Observações finais sobre a pescaria de Xaréu
Além da pescaria vertical, é uma boa idéia realizar a pesca de corrico com plugs de meia água com barbela de metal. Se perceber que o cardume está na superfície aí sim pesque com plugs, jumping jigs ou colheres ou isca natural.
Na hora de recolher a isca, recolher rápido, pois garantirá bom ataque deles na superfície. Fique esperto pois a briga pode demorar. Para nós isso é um dos maiores prazeres que podemos encontrar na pesca esportiva!
Fique de olho no ambiente, a “fritadeira” de peixe na superfície indica um cardume de peixes pequenos sendo atacados por predadores, o Xaréu é um deles, olhe também os pássaros, eles procuram cardumes de peixes menores e sardinhas.
Dica importante: Na pescaria de Xaréu utilize um alicate de contenção e alicate de bico para a retirada do anzol ou isca artificial ou Jumping Jig do peixe, não se machuque.
Principais características do Xaréu
- É um gênero de espécies de peixes, chamado de xaréu e tem o nome científico desse grupo de: Caranx e que pertence à família Carangidea;
- Aqui, neste texto focaremos na espécie Caranx hippos;
- É conhecido, por xaréu branco e também por estes nomes abaixo::
- aracaroba;
- carimbamba;
- corimbamba;
- guaracimbora;
- guiará;
- papa-terra;
- xarelete;
- xaréu-branco;
- xaréu-roncador;
- xaréu-vaqueiro;
- xarém;
- xexém;
- Também é conhecido, em Portugal (onde a espécie é nativa):
- charo-largo;
- coa;
- enxareu-macoa;
- macoa;
- peixe-prussiano;
- xareu-cavalão;
- xareu-macoa;
- xareu-olho-de-boi.
- Em Angola, é conhecido por:
- Macoa;
- Xaréu-Macoa.
- O gênero se encontra, com peixe de porte médio para grande;
- Tem formato de uma frigideira;
- Bem fácil de se distinguir de outros peixes pois tem características bem definidas, como: brânquias e dentição;
- O gênero se encontra nos Oceanos Pacífico, Índico e Atlântico;
- No nosso caso, que é o xaréu-branco, ele é do oceano atlântico e no pacífico oriental;
- Habitam, em águas salobras e marinhas, é tem hábito de viver nas regiões de:
- Costas, região do mar;
- Estuários;
- Baías;
- Profundos recifes;
- E ao redor de ilhas.
- Alimentam geralmente de crustáceos (caranguejos, lagostas, camarões, cracas) e cefalópodes (lula, polvo, nautilus);
- Os seus maiores predadores são: peixes pelágicos e tubarões;
- Um peixe extremamente popular, tanto para o comércio como para a pesca esportiva;
- São peixes de escamas.
Especificação do Xaréu
- Corpo ovalado e comprimido;
- Cabeça volumosa e alta;
- Focinho arredondado;
- Olhos grandes;
- Nadadeira peitoral longa, ultrapassa a origem da nadadeira anal;
- Linha lateral é muito curvada e representa carenas no final;
- Escamas da linha lateral são modificadas, em escudos.
- Pedúnculo caudal é fino com duas quilhas;
- A sua cor é azulado no dorso;
- Nos flancos prateados, indo para dourado;
- O ventre e de coloração amarelada;
- Há uma mancha na nadadeira peitoral de coloração preta e outro no opérculo;
- Os jovens têm 5 faixas verticais e escuras no corpo e uma, na cabeça;
- Atinge a mais de 1 metro;
- Chega a 25 quilos.
Pratique o pesque e solte! Catch and release!
Segurança em primeiro lugar, diversão em segundo!
Boa pescaria !
Abraço.
Fontes:
Nossas pescarias de Xaréu em Ilha da Queimada Grande Itanhaém-SP, Cananéia-SP, Ilha Comprida-SP, nossos guias de pesca, colegas de pescarias e o https://www.fishbase.in .
Andre
Muito bom o artigo. Estaria completo se falasse sobre a época melhor para pesca, migração e reprodução. Sento falta dessas informações!
Pesca Zila
Olá André ! Tudo bom ? Obrigado pelo comentário, está para sair alguns artigos onde daremos mais detalhes. Fique antenado ! Até …