Guia Pescazila: Anchova
Que belo mar azul, que brilho é aquele? Não é a água, muito menos água prateada. Ah, sim! É um belo anchova. Agradeço a Deus, pela bela natureza que o criou.
Pescazila e você, estamos em pleno vapor na busca da evolução na pesca esportiva. Por este motivo, traremos o máximo de informação, com muitas dicas e curiosidades, de forma agradável e didática. Venha conosco nesta aventura.
Quais são os equipamentos para a pesca da anchova?
Quem vai à guerra sem se preparar? Pescazila não deixará você na mão! Veja quais são os materiais necessários para o sucesso da sua pescaria em busca de capturar sua anchova. Ainda poder realizar belas fotos e ter ótimas lembranças.
Indicarei quatro modalidades de pesca esportiva mais comum para a anchova. Que é de corrico, arremesso, fly e verical. Fique atento nas indicações de cada modalidade.
Varas
Corrico e arremesso: varas de 6’6” a 8’, de classe 17 a 25 lb e seja de ação rápida.
Fly: varas de n. º 8 a 10 e que seja de ação rápida.
Vertical: varas de 5’ a 6’, de classe 20 a 30 lb ou para linhas PE 2 ou 3, e seja de ação específica da modalidade.
Carretilhas e Molinetes
Corrico e arremesso: categoria média, que tenha capacidade de 100 a 150 m de linha, com grande capacidade de recolhimento (7:1 ou mais). Molinetes classe 2.000 ou 3.500.
Fly: que seja compatível com vara escolhida, com boa resistência à corrosão e com bom sistema de fricção.
Vertical: preferencialmente que seja anatômico e com pregadores grandes, que tenha bom sistema de freio e capacidade de pelo menos 150 m.
Linhas e leaders
Corrico e arremesso: linha de multifilamento de 20 a 30 lb. Leaders fluorocarbono de 0,50 a 0,60 mm e seu comprimento é um pouco maior que a vara. Evite a utilização de empates metálicos, caso contrário poderá afugentar o peixe.
Fly: linhas têm a preferência para aquelas que tenham ação sinking e do tipo shooting taper. Priorizando para linhas específicas de águas salgadas. Quanto aos leaders de fluorcarbono de 30 lb, com 1,5 a 2,5 m de comprimento, é seu shock tippet metálico de 30 lb de 10 cm.
Vertical: linha de multifilamento de 25 a 30 lb, ou PE 2 ou 3. Quanto aos leaders de fluorcarbono de 0,50 a 0,60 mm, com tamanho de 3 a 5 m.
Snap
Item fortemente recomendado para todas pescarias, principalmente aqueles peixes que são mais cobiçados na pesca esportiva. Por esse mesmo motivo, não economize esforço para capturar a anchova. Pode ter certeza, a redução de tempo na troca da isca, garantirá essa meta.
Você que não utiliza snap, comece a utilizar, pois, não é um bicho de 7 cabeças. Leia nosso artigo a respeito, REVEJA SUA TRALHA! O USO DE SNAPS NA PESCA ESPORTIVA!
Split ring e Solid ring
Só de ouvir esses nomes, principalmente em inglês, já me dá um desânimo.
Se você tem esse pensamento, agora é o momento da evolução na sua pescaria. Este é o motivo da criação desse grande guia de pescaria da Pescazila!
Tenho certeza que você já viu este maravilhoso acessório de pesca, caso contrário ou mesmo deseja compreendê-lo melhor. Aconselho a leitura do post PRODUTIVIDADE! SPLIT RING E SOLID RING NA PESCA ESPORTIVA!
Na sua utilização de forma correta, agilizará de tal forma a sua vida, ganhando tempo e sem contar com o aumento da eficiência da sua pescaria, capturando maravilhosos anchovas.
Quais são as iscas utilizadas?
Aqui se encontra o segredo da pescaria. A isca! Não poderíamos deixar você na mão. Veja quais são as suas opções:
Iscas naturais
Indicadas somente para modalidade de arremesso e corrico. Que são peixes pequenos, priorizando sardinha, savelha e o carapau.
Observação: Utilize anzóis 9/0 a 8/0 empatados.
Dica com filé de savelha e outros
Filé de savelha cortado em formato de tiras e costurando a isca no anzol, deixe uma ponta de modo que imita a cauda de um peixe. Pode ser utilizado com filetes costurados de outros peixes usados como isca.
Iscas artificiais
Corrico e arremesso: plugs, em geral, de 9 a 15 cm, com prioridade em poppers e jumping baits de superfície e modelos de barbela curta na meia-água. Pode ser utilizado também jigs de cerdas ou penas para explorar profundidade diversa. No corrico é assertivo o uso de iscas barbela longa.
Fly: streamers com cores diversas, priorizando branco, branco com verde-limão e tons escuros como roxo até mesmo o preto, para o uso nas pedras.
Vertical: metal jigs de cores diversas, com o peso de 40 a 150 g, conforme a maré e a profundidade desejada.
Aonde devo ir pescar a anchova?
Um peixe que em qualquer país litorâneo é possível de realizar a pesca esportiva. Porém, vou focar aqui no Brasil.
Se encontra em todo o litoral, com mais frequência se encontra no litoral do Rio de Janeiro até Santa Catarina. É uma espécie migratória que fica nadando entre regiões do sul para o norte, fique informado com a comunidade da pesca esportiva locais.
No momento da pesca de arremesso e corrico
Anchova costuma nadar próximo à superfície, com o mar batido e espumando é um bom indicativo de encontrar um cardume de anchova. Realize pesca por arremesso, focado em jogar em cima das espumas e com fundo rochoso, ou atraindo com barco para na modalidade de corrico.
Não esqueça após lancha a isca, dê toques curtos e enrole lentamente a linha para chamar atenção do peixe.
Algo a se pensar. Observar o tamanho do cardume, pois, cardumes muito grandes irão encontrar anchovas jovens. Mais se perceber um cardume menor. Este sim. É um ótimo sinal para a pescaria, por ser formado geralmente por exemplares adultos e de porte maiores.
Se você dá preferência à pesca costeira. É melhor em períodos frios do ano. Então se programe para o frio, para modalidades de pesca costeiras. Se for contrário, deseja pesca em barco na modalidade corrico, ter preferência pela pesca de anchova em estações do ano mais quentes ou locais mais quentes, para aumentar as suas probabilidades.
Dicas e curiosidades
A carne da anchova é muito indicada pelos nutricionista e médicos
Os pratos preparados com anchovas são geralmente indicados pelos nutricionistas e médicos, para prevenção de doenças cardíacas. Por ser rico ômega-3, oferece ácidos graxos EPA e DHA. Ainda é benéfica para a pele, saúde óssea, auxilia perda de peso e ajuda a preservar as vistas, reduzindo a degeneração macular e evitando cataratas.
Forma um belo cardume
Anchova têm uma ótima relação em comunidade, um belo exemplo da natureza. Em ameaça a um grande grupo de anchova, criar uma grande esfera para se proteger nadando em sincronia perfeita, uma verdadeira obra de defesa e de beleza que a natureza nos proporciona.
Reprodução e preservação
Sua desova acontece entre os meses de agosto e setembro, quando as águas começam a esfriar, eles migram para águas mais quentes para se reproduzir.
A pesca predatória muitas vezes é regulamentada. Veja o exemplo do período de 2019/2020. O defeso da anchova (Pomatomus saltatrix), no litoral sul do país, de 1 de dezembro de 2019 até 31 de março de 2020.
Quase uma extinção local
Nos anos 1980 no Mar Negro, uma das regiões que há grandes exploração pesqueira da anchova do mundo. Houve um grande drama ecológico e econômico na região. Pois, por acidente foi introduzido Ctenophora, mais conhecida por carambolas-do-mar ou águas-vivas-de-pente, causando grande desequilíbrio ecológico em diversas espécies.
Podemos ver diversas situações por influências humanas, riscos de extinção em massa. O cuidado com a preservação da natureza, que dependemos para nossa sobrevivência, que está em nossas próprias mãos. Pequenas ações podem causar grande consequência para futuras gerações, boas ou ruins.
Ficha técnica
- Seu comportamento é predatório ao ponto que a espécie pode regular outras espécies na região que está. Algo bem interessante, por questões adaptativas têm uma ótima visão;
- É um peixe de pequeno/médio porte alcançando em média de 40 a 70 cm, pode se encontrar exemplares maiores de até 1,10 m. Chega a pesar até 14 kg, geralmente fica por volta de 1 a 5 kg;
- O seu corpo é de diversas formas, ele é um peixe escamas pequenas e corpo alongado, cabeça grande e a sua região da cauda mais estreita. De cor cinza-azulada, azul-esverdeado com flancos e o ventre é prateado, a mandíbula é saliente. A sua boca é larga com dentes pontudos e afiados;
- Uma espécie que se encontra em todos os mares do mundo, a sua maior concentração em águas temperadas. Tem boa adaptação com temperaturas altas e salinidade da água;
- Espécie migratória, pode ocorrer de passar anos sem volta para determinada região no mundo. Por motivos reprodutivos, alimentares, mudanças climáticas e outros fatores;
- Come pequenos peixes, crustáceos e moluscos. Pode chegar a se alimentar de peixes até maiores, por ter a possibilidade de atacarem em cardumes;
- Nomes conhecidos, são: enchova-baeta, enchovinha, branquinha, marisqueira e bluefish;
- Significado do seu nome: “anchova”, “enchova” e “anchoveta” vêm do genovês anciua. “Bluefish” vem do inglês blue, “azul”, fish, “peixe”. Um nome que realmente descreve a sua característica mais forte “peixe azul”.
Pescazila e você na evolução da Pesca Esportiva!