Guia Pescazila: Cachara
Período de cheia, as folhas verdes e as matas ciliares cobertas. Ali que vou pegar um belo cachara… peguei! Peguei! Que felicidade.
Pescazila e você, estamos em pleno vapor na busca da evolução na pesca esportiva. Por este motivo, traremos o máximo de informação, com muitas dicas e curiosidades, de forma agradável e didática. Venha conosco nesta aventura.
Quais equipamentos para pesca da cachara?
Quem vai à guerra sem se preparar? Pescazila não deixará você na mão! Veja quais são os materiais necessários para o sucesso da sua pescaria em busca de capturar de sua cachara e se divertir muito.
A modalidade de pesca predominante da pesca da cachara são: técnica de rodada como com o barco ancorado, modalidade de pesca rodada e espera. Podendo ser com uso de iscas naturais, é possível usar iscas artificiais, porém não muito indicado. Os equipamentos indicados são para a pesca rodada e espera.
Varas
Varas de 6’ a 7 pés, com resistência de 25 a 40 lb.
Carretilhas e molinetes
Seja de categoria média-pesada que possua um bom sistema de fricção e capacidade de 150 m de linha pelo menos.
Linhas
Linhas de mono ou multifilamento com resistência próximo de 30 lb.
Anzóis
Os anzóis circulares de 5/0 a 7/0, ou do tipo “J” de 6/0 a 9/0, é obrigatório o uso de empate metálico de 40 a 50 lb e cerca de 30 cm, para ambas escolhas de anzol.
Chumbada
Chumbada tem que ser do tipo oliva ou redonda, com 40 ou 80 g dependendo da profundidade e correnteza do momento da pescaria.
Snap
Item fortemente recomendado para todas pescarias, principalmente aqueles peixes que são mais cobiçados na pesca esportiva. Por esse mesmo motivo, não economize esforço para capturar uma cachara. Pode ter certeza, a redução de tempo na troca da isca, garantirá essa meta.
Você que não utiliza snap, comece a utilizar, pois, não é um bicho de 7 cabeça. Leia nosso artigo a respeito, REVEJA SUA TRALHA! O USO DE SNAPS NA PESCA ESPORTIVA!
Split ring e Solid ring
Só de ouvir esses nomes, principalmente em inglês, já me dá um desânimo.
Se você tem esse pensamento, agora é o momento da evolução na sua pescaria. Este é o motivo da criação desse grande guia de pescaria da Pescazila!
Tenho certeza que você já viu este maravilhoso acessório de pesca, caso contrário ou mesmo deseja compreendê-lo melhor. Aconselho a leitura do post PRODUTIVIDADE! SPLIT RING E SOLID RING NA PESCA ESPORTIVA!
Na sua utilização de forma correta, agilizará de tal forma a sua vida, ganhando tempo e sem contar com o aumento da eficiência da sua pescaria, capturando maravilhosas cacharas.
Quais são as iscas utilizadas?
Aqui se encontra o segredo da pescaria: a isca! Não poderíamos deixar você na mão. Veja quais são as suas opções.
Dica: priorize iscas vivas.
Iscas vivas
Use peixes como tuviras, piaus, piramboias, traíras, jejus e sardinha. Ainda é bem-vindo o uso de minhocas iscadas em excesso no anzol para ter grande volume.
Aonde devo ir pescar a cachara?
Se realizar pescaria diurna busque por leito de rios, paranás e igarapés em águas profundas, próximos de praias arenosas ou sob bancos de aguapés e outras estruturas vegetais. Durante a noite, poderá realizar pescaria em praias de área. Em períodos de cheias e secas, é comum encontrar lagos e lagoas marginais, eles gostam de canais de ligação e nas bocas. Se for em caso de cheia eles entram nas matas ciliares.
Dicas e curiosidades sobre a cachara
É bom sempre lembrar de pequenos macetes!
No momento que utiliza isca de minhoca, sempre busque recobrir o anzol e até o empate com minhocas. Garantirá uma forma de dar volume para a sua isca.
Na hora da pescaria da cachara
Lance a linha solta sob o barco ou arremessada a curtas distâncias. Quando perceber que a isca chegou ao fundo, fique na espera do peixe, eventualmente tanto um pouco de linha.
Atenção: essa prática é muito utilizada ao longo de margens com camalotes e sobre poços. Em direção ao rio abaixo, e aguardar as ações.
Ficha técnica da cachara
Cachara é um peixe de água doce, que pertence a um gênero chamado Pseudoplatystoma, no caso é mais conhecido como surubins. Há poucos anos possui somente três espécies, sendo: cachara, pintado e caparari. Porém, hoje em dia só tem crescido e se ramificando.
Para o propósito deste guia, iremos trabalhar somente com os surubins-cachara (cachara). Não quer dizer que as técnicas aqui aplicadas, não poderão ser aplicadas em outras espécies do seu gênero.
- Cachara é tão popular quanto os pintados, ambos são bagres bem populares pelos rios brasileiros e na pesca esportiva;
- Possui um corpo alongado e mais arredondado no seu tronco e cauda;
- Sua cabeça afila suavemente na direção da sua nuca até a ponta do focinho como é comum em bagres possui três pares de barbilhões;
- A sua coloração é: dorso escuro, em regra negro, cinza ou até mesmo marrom, podendo ter uma cor reflexiva de coloração azulada ou arroxeado até a parte média dos flancos. Na parte abaixo da linha lateral e seu ventre são brancos;
- Cachara são migrantes que desovam no leito dos rios e não tomam conta de sua prole. Quanto exemplares ficam em busca de lagoas, por proteção e alimentação;
- São conhecidos pelos nomes: surubim, sorubim, surubí tigrado e barred sorubim;
- O porte que se pode atingir é de 1,3 m de comprimento e chega a pesar 20 kg.
Pescazila e você na evolução da Pesca Esportiva!