Guia Pescazila: Piraíba
É hoje que pego um dourado!
Agora sim! Vem meu belo dourado… Hã! Não é o dourado? Sim! É um belo piraíba, já tá valendo. É um troféu de ouro, tanto quanto um belo dourado.
Pescazila e você, estamos em pleno vapor na busca da evolução na pesca esportiva. Por este motivo, traremos o máximo de informação, com muitas dicas e curiosidades, de forma agradável e didática. Venha conosco nesta aventura.
Quais são os equipamentos para a pesca de piraíba?
Quem vai à guerra sem se preparar? Pescazila não deixará você na mão! Veja quais são os materiais necessários para o sucesso da sua pescaria em busca de capturar de seu piraíba e se divertir muito.
Varas
Varas de 6’ a 7 pés, com resistência de 60 a 100 lb.
Carretilhas e molinetes
Ambas devem ser de categoria pesada, de capacidade de 200 m pelo de linha pelo menos e freios de alta qualidade.
Linhas e chicotes
Linhas de monofilamento ou multifilamento de resistência de 80 a 100 lb. Os chicotes de fluorocarbono, de espessura de 0,90 a 1 mm e com comprimento de 40 a 60 cm. A união com a linha principal deve ser realizada com um girador de pelo menos 80 lb.
Anzóis
Anzóis de preferência circulares, entre 7/0 e 9/0. Caso deseje utilizar anzóis do tipo “J”, porém menos indicado, pelo grande risco do peixe engolir, que seja do tamanho 10/0 a 12/0. Utilize empate de resistência 80 a 100 lb com cerca de 20 cm.
Chumbada
Chumbada de formato oliva, entre 90 a 120 g. Conforme profundidade do local e correnteza.
Snap
Item fortemente recomendado para todas pescarias, principalmente aqueles peixes que são mais cobiçados na pesca esportiva. Por esse mesmo motivo, não economize esforço para capturar um piraíba. Pode ter certeza, a redução de tempo na troca da isca, garantirá essa meta.
Você que não utiliza snap, comece a utilizar, pois, não é um bicho de 7 cabeça. Leia nosso artigo a respeito, REVEJA SUA TRALHA! O USO DE SNAPS NA PESCA ESPORTIVA!
Split ring e Solid ring
Só de ouvir esses nomes, principalmente em inglês, já me dá um desânimo.
Se você tem esse pensamento, agora é o momento da evolução na sua pescaria. Este é o motivo da criação desse grande guia de pescaria da Pescazila!
Tenho certeza que você já viu este maravilhoso acessório de pesca, caso contrário ou mesmo deseja compreendê-lo melhor. Aconselho a leitura do post PRODUTIVIDADE! SPLIT RING E SOLID RING NA PESCA ESPORTIVA!
Na sua utilização de forma correta, agilizará de tal forma a sua vida, ganhando tempo e sem contar com o aumento da eficiência da sua pescaria, capturando maravilhosas piraíbas.
Quais são as iscas utilizadas?
Aqui se encontra o segredo da pescaria: a isca! Não poderíamos deixar você na mão. Veja quais são as suas opções:
Iscas naturais/vivas
Em regra peixes, principalmente vivos ou frescos. Caso não seja possível, poderá realizar em pedaços até mesmo inteiras. Para capturar os grandes, utilize curimbas, jejus, matrinxãs, pacus, piaus e traíras.
Aonde devo ir pescar a piraíba?
Melhor época sem dúvida em período de cheia. Se encontram distribuídos pelos rios das Bacias dos rios Tocantins-Araguaia e Amazonas, busque por leitos e poços profundos de rios que possuem águas brancas, claras ou pretas, ainda confluência de grandes rios, conforme cada época do ano. Há possibilidade de encontrá-lo observando ele saldar na superfície dos rios.
Dicas e curiosidades
Piraíba é um peixe ruim, que relação é essa?
Se preocupe não, de fato maravilhoso pega um piraíba. Porém, o nome piraíba que vem do tupi, significa peixe ruim.
Têm grande chance de ter obtido este nome, por se acreditar que a sua carne faz mal e pode transmitir doenças. Será?
Ele também é conhecido como piratinga “peixe branco” e piranambu “peixe-inhambu” ambas vem do tupi.
Deseja embarcar para aquela foto?
Cuidado são necessários para seu bem-estar e do peixe. Pode ser realizada com as mãos molhadas ou com auxílio de um grande bicheiro e/ou cabos presos ao pedúnculo caudal.
Agora sim, pode tirar a foto!
Ficha técnica
- O piraíba é o maior bagre de água doce;
- Bagre e jundiá muitas vezes são sinônimos. Não é por acaso, ele são designações comuns de uma ordem de peixes chamado por Siluriformes, que sua maior parte de suas espécies, se encontra na América do Sul, porém, são encontrados espalhados no mundo inteiro e ainda existem algumas espécies de água doce quanto de água salgada. No total no mundo são conhecidas mais de 2.200 espécies;
- Uma característica muito comum entre eles é possuírem bigodes em suas mandíbulas, que geralmente têm função sensorial;
- Piraíba e o dourado de água doce, são considerados os maiores peixes de couro da América do Sul, estão entre os maiores do mundo;
- Piraíbas possui um corpo roliço, bem alongado e com uma cabeça grande. Sua boca é bem ampla, com maxila que é maior que a mandíbula;
- Sua nadadeira caudal, é um pouco furcada e ainda alguns exemplares têm longos filamentos no mesmo;
- Seus barbilhões maxilares cercam a metade do tamanho do corpo, podendo ultrapassar o tamanho dos indivíduos jovens. As suas extremidades ultrapassam a base das nadadeiras abdominais;
- Quanto a sua coloração é: cinza escura, chumbo ou podendo ser levemente azulado. Com ventre branco;
- Sua maior distinção com as outras espécies de bagres, além do seu grande porte é que possui uma base da nadadeira adiposa mais curta, em relação a do anal;
- Pode atingir cerca de 2,8 m de comprimento e atingir seus 200 kg.
Pescazila e você na evolução da Pesca Esportiva!