Mareado? Então evite o enjoo em alto mar!
Olá pescadores e pescadoras ! Tudo bom?
Fica a pergunta: quem nunca teve enjoo em alto mar?
Mais um texto sobre pesca esportiva em alto mar pra você. Mas desta vez, vamos tratar de um problema que acomete muitos pescadores esportivos: o enjoo em alto mar. Se você já sofreu deste problema, não fique constrangido, pois isso pode ocorrer com qualquer um, até com os mais experientes navegadores.
É muito comum alguns pescadores se sentirem enjoados na pesca embarcada em alto mar. Nesse post vamos falar um pouco sobre as causas do enjoo e como prevenir, com ótimas dicas.
Porém existem dias que enjoamos muito, mas muito mesmo, mas faz parte da aventura e tentativa de buscar o troféu.
Vamos começar aprendendo sobre as causas: Por que temos enjoo em alto mar?
Causas do enjoo em alto mar
O enjoo marítimo, também conhecido como cinetose, é um tipo comum de náusea causado por um transtorno no ouvido, devido a movimentos repetitivos, como a subida e a descida de um navio no mar.
Os sintomas mais comuns são: tontura, náuseas, transpiração, cólicas estomacais e vômitos. Existem certas maneiras práticas de evitar ou reduzir a chance de você sofrer com náuseas em alto-mar.
Não importa se é de lancha, traineira, barco de alumínio em costeira, qualquer pescador de mar pode passar por isto.
Já tivemos um colega que estava com tanto medo, que no “Pier” em Bertioga-SP só de olhar a embarcação que iria embarcar começou a vomitar em terra ! Então prepare também o psicológico !
Como prevenir o enjoo em alto mar ou tentar
Veja algumas precauções e cuidados necessários para evitar o enjoo em alto mar:
Alimentação antes da pescaria
A sua alimentação é o ponto chave nesse processo, ela determinará se você passará ou não mal. No dia anterior e mesmo no dia da pescaria, evite muita comida e comida pesada, deixe a feijoada e a carne assada para outro dia, evite gorduras, condimentos, excesso de açúcar e sal. Corte a bebida alcoólica e cafeína. Antes de dormir, faça uma refeição leve ou até mesmo apenas um lanche. Nunca embarque de estômago vazio.
Sono
Durma bem. Tente dormir as horas de sono que o seu organismo necessita, não vare a noite. Converse com seu médico sobre algum remédio anti-enjoo.
Alimentação durante a pesca
Nós comemos frutas frescas como maçã e cítricas em geral, um bom lanche, porém o mais seco possível sem muito molho e não gorduroso, mas sabemos que na pesca de traineira sempre rola um churrasco, mas normalmente poucos conseguem comer, procura nunca ficar com o estômago vazio e evite somente líquidos.
Hidratação
Na pescara é preciso se hidratar bastante, beba água em pequenas doses, mas nós sempre bebemos com algum alimento, para o líquido não ficar “balançando” no estômago.Evite bebida alcoólica, levamos água, isotônicos e até água de côco.
Medicação
Todo medicamento possui efeitos colaterais, então tome cuidado e não use auto-medicação. As informações contidas nas bulas dos medicamentos devem ser lidas com atenção antes da sua administração. Sempre consulte seu médico sobre os medicamentos, não acredite em remédios milagrosos e até do câmbio negro.
Bebida alcoólica
Evite bebida alcoólica. Mar e álcool não combinam;
Visão
Enquanto você estiver em alto mar, não mantenha sua visão em um ponto fixo. Um dia antes da pescaria, prepare todo o equipamento, tente não abaixar a cabeça para colocar iscas no anzol, emendas e nós, solicite ao guia de pesca a ajuda para dar até um simples nó, se caso fez cabeleira recomendamos passar a faca, se tentar desenroscar grande chance de quando olhar para cima passar mal. É recomendado fixar o olhar no horizonte, buscando um ponto de equilíbrio que trará estabilidade ao corpo.
Gengibre
O gengibre é um grande aliado na redução das náuseas, vômitos e tonturas. O gengibre pode ser consumido em cápsulas, em conserva ou fresco, além de produtos como balas e doces, hoje é vendido em padarias, mercados e conveniências gengibres doces para mastigar em frascos.
Barco
Procure um lugar na popa do barco ou onde o movimento do barco é menor.
Fez tudo o possível e não adiantou? Continua com o enjoo em alto mar?
Então tente dormir um pouco, feche os olhos para dar uma trégua ao labirinto, mas se vomitou muito e está desidratado, começou a tremer, sentir frio, dor de cabeça, melhor coisa é voltar à terra em segurança.
Muitas pessoas que possuem problemas no estômago, úlceras, podem de tanto vomitar chegar a romper algo e começar a sangrar no vômito, então volte rapidamente à terra e procure um hospital.
O grupo precisa combinar sobre se alguém passar muito mal em voltar o mais rápido possível, você pode estar bom, mas ver seu colega e colegas passarem mal, ficarem deitados no chão, acabou a diversão, um dia pode ser você, vai querer voltar nessa ocasião.
Consultem a previsão do mar, do vento e das ondas, se tiver ruim, não entre no mar, um bom guia de pesca deve cancelar a pescaria pela segurança e diversão dos pescadores. Fique ligado nos boletins da marinha e nos aplicativos de previsão do tempo.
Primeiro lugar a segurança, em segundo a diversão !
Kleber Caetano Antunes Malaquias
Muito útil as fotos informações…
Pesca Zila
Obrigado Kleber. Tamo junto !
Renato
Show!
Pesca Zila
Obrigado Renato pelo comentário ! Se tiver algum artigo que ache interessante podemos escrever. Tamo junto !