Guia Pescazila: Pescada-Amarela
Irei viajar para o Pará, vou encontrar com meus amigos. Miguel me diz que lá tem belas pescadas-amarelas, será mesmo?
Pescazila e você, estamos em pleno vapor na busca da evolução na pesca esportiva. Por este motivo, traremos o máximo de informação, com muitas dicas e curiosidades, de forma agradável e didática. Venha conosco nesta aventura.
Quais equipamentos para pesca de pescada-amarela?
Quem vai à guerra sem se preparar? Pescazila não deixará você na mão! Veja quais são os materiais necessários para o sucesso da sua pescaria em busca de capturar de sua pescada-amarela e se divertir muito.
Varas
Varas de 5’6” a 6” pés, com resistência de 14 a 20 lb, que seja de ação moderada a rápida.
Molinetes
Para os molinetes utilizamos categoria média, classe 2.000 a 3.000, com capacidade para 120 m de linha.
Linhas e leaders
Linha de monofilamento ou multifilamento, que tenha resistência de 20 lb. Quando a Leaders de fluorocarbono, de espessura de 0,40 a 0,55 mm e seu comprimento de até 2 m.
Chumbada
Chumbada de 20 a 80 g até mais dependendo da profundidade e força da maré, a sua forma redondas ou oliva.
Chicote
Se utiliza o mesmo material que foi feito o leaders com 40 a 60 cm de comprimento da montagem do terminal, contando com anzol na ponta e a chumbada na linha principal, com separação feita por girador.
Snap
Item fortemente recomendado para todas pescarias, principalmente aqueles peixes que são mais cobiçados na pesca esportiva. Por esse mesmo motivo, não economize esforço para capturar uma pescada-amarela. Pode ter certeza, a redução de tempo na troca da isca, garantirá essa meta.
Você que não utiliza snap, comece a utilizar, pois, não é um bicho de 7 cabeças. Leia nosso artigo a respeito, REVEJA SUA TRALHA! O USO DE SNAPS NA PESCA ESPORTIVA!
Split ring e Solid ring
Só de ouvir esses nomes, principalmente em inglês, já me dá um desânimo.
Se você tem esse pensamento, agora é o momento da evolução na sua pescaria. Este é o motivo da criação desse grande guia de pescaria da Pescazila!
Tenho certeza que você já viu este maravilhoso acessório de pesca, caso contrário ou mesmo deseja compreendê-lo melhor. Aconselho a leitura do post PRODUTIVIDADE! SPLIT RING E SOLID RING NA PESCA ESPORTIVA!
Na sua utilização de forma correta, agilizará de tal forma a sua vida, ganhando tempo e sem contar com o aumento da eficiência da sua pescaria, capturando maravilhosas pescadas-amarelas.
Quais são as iscas utilizadas?
Aqui se encontra o segredo da pescaria. A isca! Não poderíamos deixar você na mão. Veja quais são as suas opções:
Iscas naturais
Camarão vivo e peixes pequenos, manjubas, moréias do manguezal e outros.
Iscas Artificiais
Metal jigs de 20 a 40 g e iscas plásticas de 5 a 10 cm em conjunto a jig heads de 7 a 15g.
Aonde devo ir pescar a pescada-amarela?
Se encontra todo litoral brasileiro. Para focar na pesca da pescada-amarela fica a dicas de localização:
- No mar é necessário procurar por áreas de fundo de cascalho, areia ou lodo com cerca de 35-40 metros;
- No mar é necessário a consulta das tábuas das marés: escolha a melhor amplitude, que fica com marés de quadratura, crescentes e minguantes;
- Procure sempre águas limpas;
- Nas baías, encontram-se próximas aos canais e boias de marcação do canal de navios, nestes locais é interessante para a pesca nos meses de outubro a fevereiro.
Dicas e curiosidades
Emissor de sons
Pescada-amarela tem capacidade de emitir sons pelos seus músculos, que estão associados à bexiga natatória.
O estado do Maranhão e os portos da costa do Pará, o que tem em comum?
São os pontos principais de comercialização da carne da pescada-amarela. Para que você tenha em mente o tamanho deste comércio, nos anos de 1995 a 2005. Foi vendida cerca de 6.140 a 14.140 toneladas.
Isso equivale a 19% de desembarques de origem estuarina e também marinha do Estado do Pará.
- No mar é necessário procurar por áreas de fundo de cascalho com cerca de 35-40 metros;
- No mar é necessário a consulta das tábuas das marés: escolha a melhor amplitude, que fica com marés de quadratura, crescentes e minguantes;
- Procure sempre águas limpas;
- Nas baías, encontram-se próximas aos canais e bóias de marcação do canal de navios, nestes locais é interessante para a pesca nos meses de outubro a fevereiro.
Cuidado ao manusear
Quando a pescada-amarela é capturada em profundidade, ela pode sofrer de descompressão. Para evitar a morte da pescada, solte com a cabeça apontada para baixo, dando um pequeno impulso, ou caso ache necessário realizar uma perfuração na bexiga pelos flancos com auxílio de agulha hipodérmica.
Ficha técnica
- Peixe de escamas, que vive em água salgada ou salobras. Com o fundo de lama ou sobre fundo de areia em estuários de rios. Em profundidade de 25 metros ou até mais fundos, já encontramos exemplares até 100 metros de profundidade;
- A maior das suas características é que ele emite sons pelos músculos associados à sua bexiga natatória. Como outras espécies parentes da pescada-amarela;
- Eles vivem cardumes, são territoriais. Vivem em estuários, podem ser encontrados facilmente em praias abertas, lagoas e mangues;
- Possui uma cabeça grande e boca um pouco inclinada. Quanto à cor, geralmente é cinza-prateada, sendo que seu dorso é mais escuro e ventre esbranquiçado. Há diversas áreas amareladas que incluem o flanco e as nadadeiras inferiores. E as bordas das nadadeiras são escuras e contrastantes;
- Pode ser conhecido por: Calafetão, cambucu, cupa, guatupuca, pescada-cascuda, pescada-de-escama, pescada-dourada, pescada-ticupá, pescada-verdadeira, tacupapirema, ticoá, ticupá e tucupapirema.
Pescazila e você na evolução da Pesca Esportiva!